Notícias

Rotas para o Futuro debate Segurança e Saúde no Trabalho com empresários de Itaúna

Normas Regulamentadoras foram foco da Palestra, com destaque para a NR 12

O projeto Rotas para o Futuro, realizado pelo Sistema FIEMG – Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais visitou, na última semana, a cidade de Itaúna. A advogada e consultora trabalhista Maria Inez Diniz de Medeiros, especialista na área há 35 anos, conduziu a palestra sobre Segurança e Saúde no Trabalho, que foi realizada no auditório do Senai/CETEF. O presidente do Sindimei – Sindicato Intermunicipal das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Itaúna, Hyrguer Costa fez a abertura dos trabalhos, na ocasião, representando o Presidente da FIEMG Regional Centro-Oeste, Afonso Gonzaga.

Estavam presentes empresários locais e profissionais da indústria que acompanharam a palestra cujo foco foi a aplicação das Normas Regulamentadoras, com destaque para a NR 12, que define referencias técnicas, princípios e medidas de proteção aos trabalhadores. Durante sua apresentação, a advogada e consultora trabalhista Maria Inez Diniz de Medeiros destacou a importância das empresas estarem bem assessoradas e preparadas no atendimento e adequações às NR´s e, dessa forma, promover e garantir a saúde e segurança do trabalhador. “A prevenção a acidentes deve ser prioridade na gestão da empresa pois proporciona postura ética e benefícios financeiros para o empregador, respeitabilidade e satisfação para os empregados, melhoria para os custos previdenciários e menos despesas para a sociedade”, pontuou.

Em seu pronunciamento, o Presidente do Sindimei, Hyrger Costa alertou os empresários de Itaúna sobre a importância da atenção e cumprimento às Normas Regulamentadoras e agradeceu à FIEMG pela realização do evento. “A NR12 pode inviabilizar muitas empresas, pode prejudicar a produtividade das nossas indústrias, por isso, precisamos desse apoio e orientações para desenvolvermos ações e, no futuro estarmos em concordância com as normas.”, defendeu.

Para o Presidente da FIEMG Regional Centro-Oeste, Afonso Gonzaga o tema “Segurança e Saúde no Trabalho” deve ser amplamente divulgado, a fim de contribuir com a conscientização do empresário sobre a importância do tema. “O empregador precisa dar atenção às normas que garantem a integridade do trabalhador. Uma indústria saudável torna-se mais forte e competitiva”, finalizou.

 

Debate

Após a palestra, a advogada e consultora trabalhista Maria Inez, ao lado da Gerente de Promoção Humana da FIEMG, Júnia Nogueira Bastos e do Gerente do SESI de Relações com o Mercado, Rafael Junqueira promoveram um debate que esclareceu as dúvidas dos participantes. Júnia revelou que a Saúde e Segurança no Trabalho é um assunto que sempre esteve na pauta da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais.

Além da palestra, a FIEMG disponibilizou para os empresários uma cartilha com noções básicas sobre segurança e saúde no trabalho. O tema está ligado diretamente ao desenvolvimento das empresas industriais, público-alvo do Rotas para o Futuro.

 

Gracielle Castro

Analista de Comunicação

FIEMG Regional Centro-Oeste