Notícias

SENAI de Cláudio realiza III Feira de Tecnologia

Projetos tinham como pré-requisito a sustentabilidade e já estão aptos para serem implantados nas indústrias

O SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, Unidade Risoleta Tolentino Neves, em Cláudio realizou, na última semana, a Feira de Tecnologia, cujos temas abordados foram Inovação, Sustentabilidade, Eficiência Energética e Automação. A mostra acontece a cada final de curso técnico e está na sua 3ª edição.

A feira recebeu a visita de empresários da região, da Secretária de Educação do Município de Cláudio, Iara Amorim, além de alunos, professores e diretores das escolas municipais e estaduais, da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG Campus Cláudio) e do SENAI CETEF de Itaúna.

Os visitantes puderam conhecer os projetos de máquinas e equipamentos desenvolvidos pelos alunos do Curso Técnico em Eletromecânica. De acordo com o Supervisor Técnico do SENAI Cláudio, Alessandro Alves Santiago, ao todo, 5 projetos foram apresentados e todos estão aptos para serem aplicados na indústria. Um dos projetos foi adquirido por uma empresa local. “O desenvolvimento dos trabalhos abordou como pré-requisitos a sustentabilidade, a redução de despesas e o aumento da produtividade com qualidade. Foram projetos audaciosos exclusivamente desenvolvidos pelos nossos alunos e que vão agregar valor à indústria”, enfatizou o professor.

Para o Gerente da Unidade, Juarez Carlos Moreira Pires, a feira apresenta ao mercado os novos profissionais capacitados pelo SENAI para atuarem junto às indústrias da região e comprova a importância da capacitação para o fortalecimento do setor. “A feira é uma vitrine para os novos profissionais. Os projetos apesentados nesta III Edição da Feira Tecnológica demonstram  que o caminho para o fortalecimento da indústria é a Educação Profissional”, defendeu.  

Ainda segundo o gerente da unidade, a escolha dos temas escolhidos como pré-requisitos têm como objetivo melhorar e inovar máquinas, equipamentos e processos, englobando os três pilares da sustentabilidade: Ambiental, Social e Econômico.

Para o Presidente da FIEMG Regional Centro-Oeste, Afonso Gonzaga, a aprendizagem industrial representa a porta de entrada para o mercado de trabalho, visando atender à demanda de recursos humanos qualificados, nos mais diversificados setores produtivos. “O SENAI oferece um programa de cursos que promove a inserção no mundo do trabalho em diversas áreas industriais, e iniciativas como a Feira Tecnológica, onde são apresentados projetos de alto nível, é uma vitrine que comprova a qualidade dos nossos cursos e dos profissionais que estamos colocando à disposição das indústrias”, finalizou.

 13.jpeg

Gracielle Castro

Analista de Comunicação

FIEMG Regional Centro-Oeste