Notícias

Workshop de Simbiose promove novos negócios na região

A FIEMG Regional Centro-Oeste foi pioneira na organização do programa, que é realizado em várias regiões de Minas desde 2009.

Claudia Stancioli, da Gerência Ambiental do Sistema FIEMG conduziu o encontro e fez uma apresentação sobre o PMSI, suas vantagens e objetivos. Stancioli contou que o programa é inspirado em uma metodologia do Governo Inglês e tem como objetivo principal a abertura de novos mercados aproximando empresas da região com foco na reutilização de resíduos. “A Região Centro-Oeste tem uma variada gama industrial, o que torna possível e muito viável a Simbiose. As empresas podem ofertar e demandar recursos e realizar negócios lucrativos para ambas”, explicou.

De acordo com o Analista Ambiental da FIEMG Regional Centro-Oeste, Túlio Sá, a geração e destinação dos resíduos podem chegar a representar o 3º maior custo para um empreendimento.  Segundo o analista, o evento possibilitou a troca de ideias e experiências e promoveu interações, por exemplo, na reutilização, por parte de uma empresa, de um resíduo que seria descartado por outra. “Os empresários apresentaram o que têm de resíduos, recursos e serviços e puderam interagir sobre ofertas e interesse. Várias empresas saíram daqui com negócios encaminhados com outros empreendimentos”, contou.

Assessoria Ambiental Gratuita

Os empreendimentos que participaram do Workshop foram integrados ao banco de dados da FIEMG Regional Centro-Oeste e vão receber assessoria gratuita, através de visitas técnicas do analista ambiental. O objetivo do acompanhamento é fazer um levantamento do que cada empresa tem para ofertar para então promover a simbiose. “Os empresários encontram dificuldade na segregação dos resíduos, ou seja, na separação do que pode ser reaproveitado e a FIEMG vai orientar para que a maior parte seja reutilizada, gerando renda ou reduzindo os custos da empresa”, afirmou.

 

 

Gracielle Castro

Analista de Comunicação

FIEMG Regional Centro-Oeste