Notícias

Workshop para atração de investimentos é realizado na FIEMG

Encontro faz parte de plano pioneiro lançado no último dia 17

A FIEMG Regional Centro-Oeste recebeu prefeitos, vices, secretários de desenvolvimento e equipe técnica de cidades da Região, dia 05 de dezembro, para um Workshop, segunda etapa do Plano Regional de Atração de Investimentos (PRAI), desenvolvido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, através da Gerência de Atração de Negócios e Investimentos da FIEMG e lançado no último dia 17.

O objetivo do plano, cujo piloto está sendo desenvolvido na Regional Centro-Oeste, é apoiar a atuação dos agentes municipais locais na promoção e facilitação de investimentos e prepara-los para oferecerem um atendimento de excelência aos possíveis investidores. 

O Técnico do setor de Inteligência Competitiva da FIEMG, Davi Varella apresentou os potenciais benefícios gerados pela atração de investimento, como fortalecimento da mão de obra local, contribuição à produção industrial, transbordamento tecnológico à indústria, geração de emprego, aumento das exportações, incentivo à criação e ampliação de cadeias produtivas, aumento da atratividade e competitividade local, aumento na arrecadação pública e da renda e desenvolvimento socioeconômico.

De acordo com a gerente de atração de investimentos da FIEMG, Júnia Cerceau, o encontro superou as expectativas da equipe técnica que espera que os municípios tenham a FIEMG Regional como referência para apoiar e acompanhar possíveis novos investimentos.  “O próximo passo do plano será o ajuste final do material levantado. Conseguimos trazer uma linguagem que se aproximou da realidade dos municípios, houve uma interação e troca de experiência muito enriquecedora. Agora, a Regional vai continuar dialogando com os municípios e apoiando com as oportunidades que aparecerem, finalizou.

Para o Presidente da FIEMG Regional Centro-Oeste, Afonso Gonzaga, as particularidades das cidades participantes vão agregar valor ao plano, contribuindo com a atração de investimentos. “Cada município do Centro-Oeste tem sua expertise, o que faz com que o projeto piloto seja desenvolvido aqui. E a Federação se coloca ao lado dos gestores municipais na busca por ações que possam fortalecer e desenvolver nossa Região”, enfatizou.

O Prefeito de Pará de Minas, Elias Diniz participou do workshop e destacou a importância da união entre a FIEMG e o Poder Público, na capacitação das equipes técnicas das prefeituras e a preparação para atração de novos investimentos. “Encontros como esse têm intuito de provocar uma reflexão, para que a gente possa, em conjunto, transformar o aprendizado em diretrizes para trazer oportunidades para a região”, pontuou.

 

Gracielle Castro

Analista de Comunicação

FIEMG Regional Centro-Oeste