Agenda

WORKSHOP MINAS NO CAMINHO DAS ÁGUAS

INSCRIÇÕES ABERTAS

Considerando a Deliberação Normativa CERH/MG nº 49, de 25 de março de 2015, que estabelece diretrizes e critérios gerais para a definição de Situação Crítica de Escassez Hídrica e Estado de Restrição de Uso de Recursos Hídricos Superficiais nas porções hidrográficas no estado de Minas Gerais e, diante do quadro que se apresenta em consequências da escassez hídrica, a FIEMG, em parceria com o IGAM, com objetivo de orientar o setor usuário Industria e Mineração no que tange sobre a disponibilidade hídrica no Estado, realiza um “Bate papo com a indústria”. A proposta é levar informações atualizadas referente a disponibilidade hídrica da região e necessidade de um planejamento estratégico para identificação de fontes alternativas de uso e boas práticas.

Público: Indústrias e Mineração de pequeno, médio e grande porte.

Temáticas:

  • Disponibilidade Hídrica Hoje e Tendências;
  • Infraestrutura Natural e Qualidade da Água no Aumento da disponibilidade Hídrica;
  • Competências, Responsabilidade e o Papel dos Comitês de Bacias;
  • Segurança Hídrica no Processo Produtivo (Prevenir para não faltar – Plano de contingenciamento);

 

Palestrantes:

Heitor Soares Moreira

Mestrando em Tecnologias e Inovações Ambientais - UFLA; Pós-graduado (Latu Sensu) em Recursos Hídricos e Ambientais - UFMG e em Fontes Alternativas de Energia - UFLA; MBA Administração de Projetos com Ênfase em Gestão Ambiental Empresarial - IETEC; Graduado em Engenharia Ambiental - UFV; Especialista em Gestão de Recursos Hídricos - UFSC/UFAL; e em Licenciamento de Estações de Tratamento de Esgotos e Aterros Sanitários - MMA. Atualmente é diretor de Operações e Eventos Críticos do IGAM, experiência de um ano como Superintendente de Fiscalização Ambiental Integrada da SEMAD, experiência de quatro anos como diretor da Diretoria de Estratégia em Fiscalização/SEMAD, experiência de cinco anos como Analista Ambiental do Instituto Mineiro de Gestão das Águas ? IGAM, com atuações nas áreas de outorga, fiscalização, monitoramento e apoio aos comitês de bacia hidrográfica; Professor de curso técnico em Meio Ambiente. Professor do curso Engenharia Civil das faculdades Kennedy. Professor do Curso de Engenharia Ambiental do Centro Universitário UNA. Professor convidado no curso de Pós-graduação em Auditoria, Perícia e Gestão Ambiental da Faculdade Redentor.

 

Deivid Lucas de Oliveira

Gestor Ambiental, especialista em Ciências Ambientais. Analista Ambiental pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais – FIEMG desde 2008, vivência em adequação ambiental nas empresas de acordo com a legislação vigente. Atualmente trabalha no departamento de recursos hídricos do Sistema Fiemg, membro em câmaras técnicas e plenárias dos comitês federais (São Francisco, Paraíba do Sul e Paranaíba). Responsável pelo suporte técnico aos representantes da indústria nos mais de trinta comitês estaduais de Minas. Vice Presidente CBH Paranaíba e Coordenador da Câmara Técnica de Outorga e Cobrança CBH São Francisco.

Comente aqui