Notícias

Ações da FIEMG, por meio do PCIR, beneficiam empresários e empresas da região

Espinosa, Taiobeiras e Porteirinha receberam visita da equipe

A Coordenadora das ações do PCIR no Norte de Minas, Ana Luiza Amaral, e a Analista de Projetos Isabela Silva Conselho, estiveram na região Norte de Minas nos dias 04, 05 e 06 de abril de 2018 quando, em companhia do Gerente de FIEMG Regional Norte, Ézio Darioli,  visitaram as cidades de Espinosa, Porteirinha e Taiobeiras onde a FIEMG, SEBRAE e outros parceiros desenvolvem com os empresários ações de fomento a atividade produtiva, principalmente indústrias.

Em Espinosa foi realizada uma reunião de trabalho com empresários das indústrias de confecções, membros do Grupo Costurar, que representam 22 indústrias de confecções e facções que prestam serviços as várias indústrias da região e de outras localidades do Brasil. Na referida reunião foi feito um breve relato sobre as ações realizadas no ano de 2017 e os empreendedores também apresentaram algumas propostas de ações para o ano de 2018 que prevê a realização de capacitações, consultorias e outras ações para melhorar os resultados operacionais e de gestão das empresas.

Na cidade de Porteirinha foi realizada  reunião com  participação de representantes do  SEBRAE, EMATER e Prefeitura Municipal de Porteirinha, que estão trabalhando na ação que visa buscar  a Certificação do Queijo Artesanal da Serra Geral. Na oportunidade ficou alinhado que a ação mais importante para se alcançar o objetivo da Certificação do Queijo, seria o trabalho de melhorar a qualidade do leite produzido na região e que é usado pelas queijarias.  O foco dos esforços dos parceiros é agir com os produtores de leite na busca de estabelecer um conceito de boas práticas na ordenha, armazenamento, transporte e manipulação do leite que chega para os produtores de queijos, uma vez que estes já estão melhores estruturados quando às práticas adequadas para fabricação e manipulação de alimentos.

Na cidade de Taiobeiras foi realizada reunião com os empresários das  indústrias  de confecções, principalmente lingerie, para validação do Plano Tático  e  entrega da Identidade Visual do Programa de Branding desenvolvido para o  setor que prevê a criação de uma marca para os produtos da região de Taiobeiras e uma série de ações para melhor posicionamento dos produtos produzidos pela indústrias locais nos mercados regionais, estaduais e nacionais. O Plano de ação prevê também atividades de consultoria e  qualificação de empregados e gestores das indústrias com propósito de melhorar a gestão financeira e operacional para o alcance de melhores resultados e fortalecimento das empresas.