Notícias

CFP SENAI de Montes Claros completa 30 anos de fundação

Escola já formou mais de 39 mil alunos
(fotos: arquivo/senai)

Há 30 anos, em 27 de maio de 1988, era inaugurada a primeira unidade do SENAI no Norte de Minas. A escola de ensino profissional recebeu o nome de SENAI Montes Claros - CFP Luiz de Paula e foi instalada na Avenida Dulce, Sarmento, no bairro São José. Conhecido, na época, como Centro de Formação Profissional, sua criação fez parte de um trabalho conjunto com a comunidade empresarial do Norte de Minas que dava início a um importante movimento em prol da industrialização da região e precisava qualificar mão de obra para a indústria. A cidade de Montes Claros despontava como polo industrial e encontrou no SENAI um importante parceiro para qualificar mão de obra destinada ao promissor setor industrial da região. Desde a sua criação, o SENAI capacitou aproximadamente 39 mil pessoas, garantindo a geração de emprego e renda do município e da região Norte de Minas Gerais.

A instalação de uma escola profissionalizante na cidade, contou com a parceria da Prefeitura Municipal e, principalmente, da Fundação Luiz de Paula Ferreira que doou o terreno onde a unidade está até hoje. Por esse motivo, a unidade recebeu o nome do empresário Luiz de Paula Ferreira, um dos fundadores da indústria Coteminas e um dos mais atuantes cidadãos em prol do desenvolvimento de Montes Claros e da região.

Os cursos oferecidos pelo SENAI de Montes Claros, à época, foram criados levando-se em conta as demandas da região, sendo eles: mecânica de autos, ajustagem, tornearia, eletroeletrônica, eletromecânica e eletricidade. Atualmente, o CFP oferece uma diversificada grade de cursos nas áreas de panificação, confecção do vestuário, edificações, eletrônica, gestão, biotecnologia, química, além de serviços de assessoria e consultoria, e tem 812 alunos.

O CFP Luiz de Paula está, atualmente, sob direção da gerente do SENAI de Turmalina, Vale do Jequitinhonha, Maria Etelvina Andrade Câmara, que responde interinamente pela unidade de Montes Claros.

Galeria