Notícias

Janaúba recebeu o "Rotas para o Futuro"

Cidade recebeu evento do Sistema Fiemg para discutir Saúde e Segurança no Trabalho

O projeto Rotas para o Futuro, da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), desembarcou em Janaúba na  segunda-feira, 22 de setembro, para debater sobre segurança e saúde no trabalho. No Centro Cultural do Sindicato Rural (Rua São Pedro, 236), às 19h, a especialista no tema, Maria Inez Diniz de Medeiros,  apresenou a empresários da cidade e região as normas regulamentadoras (NRs) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), com foco especial sobre a NR 12, que trata de máquinas e equipamentos. 

 “Nosso objetivo é apoiar a indústria de Minas Gerais para entender e cumprir a legislação que rege a questão da saúde e segurança do trabalho, adequando-se, desta forma, às exigências dos órgãos normatizadores e fiscalizadores”, afirma o presidente da Fiemg, Olavo Machado Junior. Além da palestra, a Federação disponibilizou para os empresários uma cartilha com noções básicas sobre segurança e saúde no trabalho. O tema está ligado diretamente ao desenvolvimento das empresas industriais, público-alvo do Rotas para o Futuro. A proposta do projeto é apresentar as normas, ações, tendências e inovações em segurança e saúde no trabalho para os industriais.

 A palestrante Maria Inez Diniz Medeiros ressalta a importância da iniciativa da Fiemg em envolver trabalhadores e industriais em debates do gênero. “A segurança e a saúde devem fazer parte dos objetivos da empresa e a prevenção deve integrar-se na sua gestão, utilizando-se de assessoria técnica especializada, quando necessária”, explica. Segundo ela, os custos dos acidentes do trabalho no Brasil são muito elevados para os empregadores e indiretamente para toda a sociedade.

 “Todos perdem com o acidente do trabalho, o empregado e sua família, a empresa, o governo e a sociedade. A prevenção proporciona postura ética e benefícios financeiros para o empregador, respeitabilidade e satisfação para os empregados, melhoria para os custos previdenciários e menos despesas para a sociedade”, conta a advogada.

 Segundo o presidente da FIEMG Regional Norte, Adauto Marques Batista, a saúde, a segurança no trabalho e a qualidade de vida dos trabalhadores da indústria são desafios de importância fundamental para a competitividade, produtividade e sustentabilidade das empresas. Para ele é importante a participação dos industriais e trabalhadores da indústria no evento. “Os empresários e profissionais da indústria sabem que toda atividade trabalhista possui seus riscos. A legislação existe para eliminá-los, mas temos que conhecer as normas e formas de aplicá-las no dia a dia”, conclui Adauto.

Rotas para o Futuro

 Em 2014, o Rotas para o Futuro chega à sua quarta edição. Realizado em parceria com o Sebrae-MG, e com apoio da VB Comunicação, o Projeto sensibiliza empresários industriais. A união de esforços das entidades possibilita a difusão das informações sobre o tema saúde e segurança do trabalho, mostrando às empresas de todas as regiões do estado a importância de observar o tema para o incremento de produtividade e retenção de talentos.