Notícias

Seminário discutiu em Porteirinha a regulamentação do queijo

Produtores artesanais de queijos e derivados participaram do evento
(Ézio Darioli)

A cidade de Porteirinha, Norte de Minas, sediou no dia 06 de outubro o Seminário do Queijo Artesanal da Serra Geral. O objetivo foi sensibilizar os produtores de leite e de queijo e produtos derivados do leite para a importância de se adequarem a padrões de qualidade e segurança alimentar, fundamentais nessas atividades agroindustriais que são importantes para a região, para geração de emprego e renda, uma vez que ainda são realizadas sem nenhuma regulamentação. O Seminário teve como propósito discutir ações futuras com foco na busca da certificação do queijo artesanal produzido pela região da Serra Geral de Minas que abrange 16 municípios da região norte mineira. Destaque para a palestra sobre Empreendedorismo e as relações de produção e consumo, com Willian Caldas e Daniela Augusta.

Na oportunidade a EMATER, através de seu presidente, confirmou o apoio da entidade na ação de caracterização da região como produtora de queijo artesanal, projeto análogo ao que foi realizado na região da Serra da Canastra. 

Durante do evento também foi apresentado case de sucesso de produtor de queijos da região da Serra da Canastra, degustações de queijo e atividades culturais visando demonstração do potencial dos produtos fabricados e interação entre os participantes do Seminário.

O evento foi uma realização da Prefeitura de Porteirinha, FIEMG, por meio do PCIR, PROQUEIJO, EMATER, IMA, SENAR, ACI/Porteirinha, ADESEG, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Porteirinha e SEBRAE, com patrocínio da CODEMIG e Banco do Nordeste.