Notícias

Workshop discutiu certificação do queijo artesanal em Porteirinha

Trabalho vem sendo desenvolvido pela Fiemg por meio do PCIR
(Laila T. Mota)

Realizado pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), no último dia 14, em Porteirinha, o Workshop do Queijo Artesanal, para definir ações de continuidade do processo visando a certificação do queijo artesanal da região que já vem sendo desenvolvido, gratuitamente, pela Fiemg por meio do Programa de Competitividade Industrial Regional, e outros parceiros.

Na oportunidade, foram apresentados os resultados das análises dos produtos, realizadas em Belo Horizonte, e que mostraram a necessidade de continuidade de treinamento dos produtores para boas práticas de fabricação. O produto é comercializado atualmente, de forma informal, em várias regiões de Minas e no estado de São Paulo, e não pode conquistar novos mercados por falta de uma certificação.

Na reunião em Porteirinha, que teve presença de lideranças políticas locais, além de produtores e do ex-prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, ficou definido que serão realizadas mais pesquisas, com apoio da UFMG e da Faemg, visando o isolamento de bactérias de probióticos para melhorar a qualidade do queijo. Será buscado ainda apoio do Sebrae, para regularização de mercado para o produto que for certificado e desenvolvidas ações para adequação das propriedades produtoras de leite e queijo à Legislação exigida pelo Ministério da Agricultura e Pecuária e pelo IMA.

O evento teve apoio da prefeitura e da Agência de Desenvolvimento de Porteirinha. A palestrante foi a consultora de boas práticas de fabricação, Luciana Godim.