Notícias

Programa de Fiscalização Ambiental Preventiva na Indústria - FAPI Setorial é lançado na FIEMG Pontal

Objetivo foi orientar as indústrias para a regularização ambiental

Aconteceu no dia 6 de junho de 2018, na FIEMG Regional Pontal do Triângulo o lançamento do Programa de Fiscalização Ambiental Preventiva na Indústria – FAPI Setorial 2018. Uma iniciativa da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD) em parceria com a Polícia Militar do Estado de Minas Gerais (PMMG), Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) e os Sindicatos: SINROCHAS, SINDIEXTRA, SINDIFER e SILEMG.

O objetivo do programa é informar, instruir e sensibilizar os empreendedores a respeito das melhores práticas ambientais, incentivando-os a obter a regularização ambiental de seus empreendimentos e cumprir com as condicionantes listadas nos anexos das suas respectivas licenças ambientais. Esse ano com um enfoque setorial para os segmentos: ferro gusa, laticínios, rochas ornamentais e extração de areia, cascalho, argila e brita.

O FAPI Setorial está sendo realizado em 12 regiões de Minas Gerais, contemplando todo estado, e é composto de três etapas, sendo: orientação ás empresas, fiscalização e monitoramento. Na Regional Pontal, a etapa de orientação iniciou no dia 6 de junho com o lançamento do Programa. A etapa de fiscalização será 90 dias após essa data.

Para a Analista Ambiental da FIEMG Regional Pontal do Triângulo, Hilda Costa Machado, essa é uma oportunidade das indústrias destes setores se regularizem e evitar multas, autuações e até mesmo suspensão das atividades.

Os atendimentos do FAPI estão sendo feitos nas Regionais FIEMG e nas SUPRAMs. Na FIEMG Regional Pontal, os agendamentos podem ser feitos pelo telefone: (34) 3268-2123 ou  por e-mail: hmachado@fiemg.com.br.