Notícias

‘Rotas para o Futuro’ mobiliza empresários em Teófilo Otoni

Projeto do Sistema Fiemg percorre o Estado debatendo Segurança e Saúde no Trabalho.

Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, é a sexta cidade mineira a receber no segundo semestre de 2014 o projeto Rotas para o Futuro, do Sistema Fiemg. Na terça-feira (16/09) o tema “Segurança e Saúde no Trabalho” esteve em debate entre empresários e profissionais da indústria na cidade conhecida como “Capital das Pedras Preciosas”. A palestra, realizada no auditório do Sest/Senat, foi conduzida pela advogada e consultora trabalhista Maria Inez Diniz de Medeiros, especialista na área há 35 anos. A palestrante enfatizou, principalmente as Normas Regulamentadoras (NRs) do trabalho, com ênfase para a NR 12, que define medidas de proteção que propiciem segurança, saúde e integridade física dos trabalhadores, quando da atividade laboral com máquinas e equipamentos.

A presidente da Fiemg Regional Rio Doce, Rozani Azevedo, ao abrir o evento, destacou que o Rotas para o Futuro foi criado pelo Sistema Fiemg “com o objetivo de fomentar e promover a discussão sobre a competitividade e o desenvolvimento das indústrias mineiras”.  Neste ano, o projeto está abordando um tema único: “Segurança e Saúde no Trabalho”.  Até o final de setembro, o tema terá sido levado a 24 cidades mineiras.  A proposta é apresentar as normas, ações, tendências e inovações em segurança e saúde no trabalho para os industriais.

Realizado em parceria com o Sebrae-MG, e com apoio da VB Comunicação, o projeto Rotas para o Futuro chega em 2014 à sua quarta edição. Por meio de simpósios e seminários, são colocados em pauta temas relevantes e sintonizados com empresários e autoridades locais, visando à elaboração e implantação de ações essenciais para cada região do Estado.

O projeto foi iniciado em 2011 e, até maio de 2014, já havia somado 54 eventos em Minas, atingindo mais de 11.500 empresários industriais. Nos três primeiros anos foram realizadas palestras no Estado debatendo problemas e apontando possíveis soluções para o desenvolvimento da indústria. Entre os palestrantes estiveram o governador de Minas, secretários de estado e ministros. “Projetos Estratégicos e Desenvolvimento Industrial”, “Os novos rumos da economia brasileira e o desenvolvimento regional” e “Logística e Infraestrutura” estiveram entre os temas em debate nos primeiros anos do Rotas para o Futuro.