Notícias

A indústria da confecção com nova roupagem

Empresas valadarenses participaram do Programa de Competitividade da FIEMG e apresentaram suas novas marcas no Minas Trend em Belo Horizonte

O Programa de Competitividade Industrial Regional (PCIR), realizado pelo Sistema FIEMG, iniciou suas primeiras ações na Regional Rio Doce em 2016. O PCIR tem como principal objetivo aumentar a competitividade das indústrias inseridas nas cadeias produtivas mais dinâmicas do Estado, por meio do fortalecimento das regionais FIEMG.

Foram identificados cinco setores dinamizadores, em função da sua capacidade de desenvolver oportunidades dinâmicas para a economia: carnes, confecção, laticínios, rochas ornamentais e sucroenergético.

O primeiro setor a ser trabalhado foi o de confecção e buscou-se desenvolver o segmento por meio de ações de gestão empresarial, mercado, empreendedorismo, tecnologia, inovação e associativismo, visando a promoção da competitividade do setor. As indústrias receberam uma consultoria de branding, que apresentou um estudo sobre posicionamento e redesign da marca.

O resultado desse trabalho ficou estampado na vigésima edição do Minas Trend, em Belo Horizonte e pôde ser conferido por todos os convidados. As empresas valadarenses, Ananda, Alice Brasil e Katmos participaram do evento representando a indústria do vestuário de Governador Valadares, exibindo os novos conceitos das marcas, além da oportunidade de apresentar suas coleções antecipadamente para compradores de todo o Brasil e do exterior.

Segundo a presidente da Regional Rio Doce e presidente do o Sindicato das Indústrias do Vestuário de Governador Valadares (Sinvest/GV), Rozâni Azevedo, Valadares possui um setor industrial forte no segmento da confecção e já foi reconhecido como um dos principais polos de Minas. “Com o PCIR, queremos fortalecer, cada vez mais, a cadeia produtiva do setor vestuário. Estou muito satisfeita com os primeiros resultados, que já contribuem com o avanço das empresas, apresentando um diferencial competitivo”, informou. Em 2017 já estão planejadas ações para continuidade do programa que conta com a parceria do SEBRAE.

Azevedo ainda ressaltou a importância das marcas valadarenses estarem nesta edição do Minas Trend, que já se consolidou como uma vitrine das tendências da moda.  “O Minas Trend foi criado para fomentar as vendas da indústria da moda mineira e se tornou um dos principais eventos de pré-lançamentos, alterando o calendário da moda brasileira. Hoje, é visto como um importante espaço de geração de negócios, colocando em destaque a criatividade, estimulando o crescimento e a organização do setor de moda mineiro. É um orgulho ter três marcas representando Valadares, na feira”, concluiu.