Notícias

Alunos das escolas municipais visitam o estande da FIEMG na Expoagro

Visita monitorada faz parte do “Projeto Escolas Sustentáveis – Agropecuária” na Escola da Secretaria Municipal de Educação

Durante toda esta semana, cerca de 600 alunos das escolas municipais, com idades entre 9 a 12 anos, visitarão o estande da FIEMG. A iniciativa faz parte do projeto "Escolas Sustentáveis- Agropecuária na Escola” e tem o objetivo de sensibilizar os estudantes sobre a realidade do campo. Ao mesmo tempo, a proposta é despertar e estimular nos visitantes a identificação dos recursos naturais e culturais que fazem parte da vivência desses alunos.

De acordo com a responsável do projeto, Audete Faria Melo, do Departamento de Ensino da Secretaria Municipal de Educação (SMED), trata-se de uma ação socioeducativa, didática e cultural e monitorada, que tem por objetivo possibilitar um novo olhar de integração campo-cidade e motivar os alunos sobre a importância da agropecuária como futuro profissional e desenvolvimento regional, através da educação.

Durante a visita, os alunos conhecerão o processo de beneficiamento do leite e acompanharão, na prática, a transformação em produtos derivados como iogurte e queijo que acontece dentro da Via Láctea Miniusina, projeto do Instituto de Laticínios Cândido Tostes, que pertence à Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG).

De acordo com a gerente da Regional Rio Doce, Jacqueline Iamin, essa é mais uma oportunidade que a FIEMG tem de apresentar toda a cadeia produtiva da indústria aos alunos, para que eles compreendam a importância do segmento e a grandeza do trabalho do produtor rural, que fornece grande parte dos insumos para o setor agroindustrial.

A iniciativa de trazer a Via Láctea Miniusina foi da FIEMG Regional Rio Doce, através do Programa de Competitividade Industrial Regional (PCIR) em parceria com o Sebrae Minas, Instituto de Laticínios Cândido Tostes, Epamig, União Ruralista Rio Doce e Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce.