Notícias

"Calango Deu! Os causos de Dona Zaninha" foi realizado em Valadares

Em comemoração aos 70 anos do Sesi, a cultura popular mineira foi retratada durante o espetáculo

Valadares recebeu no dia 11 de agosto o espetáculo “Calango Deu – os causos de Dona Zaninha”. Sucesso absoluto de público, o espetáculo da Cia. Caititu do Rio de Janeiro, dirigido por Isaac Bernat, é resultado de mais de 5 anos de pesquisa do vocabulário, hábitos, histórias, músicas, crenças da cultura popular mineira. Foi escrito e interpretado pela atriz e autora Suzana Nascimento, que, no palco, foi a Dona Zaninha.

Dona Zaninha é uma guardiã de ricos acervos de memórias e genuína contadora de causos. É hilária por seu jeito e seu linguajar e profunda com suas “sabências” sobre o Tempo. Além de contar surpreendentes causos de amor, de assombração, de “semvergonhice”, a personagem também convida a plateia a cantar com seu bandolim, enquanto ensina uma receita ou simpatia. Entre um cafezinho e uma boa cachaça mineira, Dona Zaninha nos conduz a caminhos recheados de humor, poesia e memória.

O evento foi uma realização do Sesi em parceria com a Fiemg Regional Rio Doce em comemoração aos 70 anos do Sesi. 

A presidente da FIEMG Regional Rio Doce, Rozâni Azevedo, explica que o Sesi no Palco, projeto responsável por trazer o espetáculo a Valadares tem por objetivo oferecer às cidades industriais de Minas Gerais, ações artístico-culturais voltadas para os trabalhadores das indústrias e seus dependentes. “Valadares também está inserida nas comemorações dos 70 anos do Sesi e queremos celebrar esse momento junto com nossos industriais e industriários. Essa é mais uma oportunidade de oportunizarmos ações culturais de qualidade, oferecendo entretenimento ao nosso público-alvo. Nosso desejo é que todos se divirtam com os causos da Dona Zaninha e parece que deu certo! Foi uma noite de muitos sorrisos”, concluiu Azevedo.

Galeria