Notícias

Compras Públicas foi tema do Café com Contabilistas na Regional Rio Doce

A proposta foi orientar aos participantes quanto às vendas para órgãos públicos observando os aspectos legais e favorecendo o desenvolvimento local

A FIEMG Regional Rio Doce, o Sebrae Minas e o Sindicato dos Contabilistas de Governador Valadares (Sindcont/GV) realizaram, em parceria com a Ardoce, Assoleste e o CRC Minas Gerais, mais uma edição do Café com Contabilistas.

No encontro foi abordada a temática “Compras Públicas”. O objetivo foiorientar os participantes a respeito da legislação e principalmente sobre como fomentar o desenvolvimento do município por meio dos investimentos corretos junto à iniciativa privada e pequenos produtores. 

A compra pública, prevista nas leis complementares 123/2006 e 147/2014, que regulamentam o tratamento diferenciado e simplificado para as microempresas e microempreendedores nos processos licitatórios, ainda é um mecanismo pouco difundido e utilizado pelas prefeituras.

Por isso, durante a palestra, a Analista do Sebrae Minas, Advogada, especialista em Direito Processual e Direito Tributário, Ariane Vilhena, abordou sobre as compras governamentais como fator de desenvolvimento econômico local, aspectos legais e econômicos. Ela ressaltou sobre a importância das compras serem realizadas com empresas da cidade, o que promove maior circulação da moeda dentro do município, gerando mais empregos, aumentando o potencial de compra da população e, dessa forma, contribuindo com o aquecimento da economia local.

Participaram do encontro microempreendedores individuais e empresas privadas, além de profissionais da contabilidade e instituições públicas.

Galeria