Notícias

FIEMG: há 85 anos fazendo Minas crescer

FIEMG faz aniversário e comemora atuação em defesa do desenvolvimento da indústria

Há mais de oito décadas fazendo Minas crescer. Na próxima segunda-feira, 12 de fevereiro, a Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG) completa 85 anos de uma trajetória iniciada em 1933, quando um grupo de industriais mineiros arregaçou as mangas para criar a primeira entidade de classe com abrangência estadual em defesa do desenvolvimento do setor.

Os empresários, liderados por Américo René Giannetti, Alvimar Carneiro de Rezende e Euvaldo Lodi, além de sete sindicatos patronais, 25 empresas e um objetivo - “Promover o desenvolvimento e a prosperidade de todas as atividades industriais, atuando em prol de seus interesses e, também, dos interesses do país” – foram os responsáveis pela fundação da entidade, que até hoje atua no fomento à competitividade da indústria mineira.

Desde que surgiu há 85 anos, o Sistema FIEMG promove o debate de grandes temas nacionais, sobretudo os que têm impacto sobre o desempenho da indústria e das economias mineira e brasileira. A atuação da entidade perpassa temáticas que interferem positivamente na vida de cada cidadão e no desenvolvimento industrial do país.

Ao longo de sua história a FIEMG participou da transformação e evolução da economia mineira. E cresceu com Minas, para apoiar os seus Sindicatos de Indústria – os sete sindicatos da época de sua fundação são hoje 139 – e suas empresas associadas saltaram das 25 de 1933 para mais de 64 mil em todo o estado.

A todas essas empresas, a FIEMG e seus sindicatos oferecem uma gama de serviços técnicos e operacionais para o desenvolvimento empresarial em diversas áreas como Educação; Inovação e Tecnologia; Economia Criativa; Negócios Internacionais; Atração de Investimentos; Competitividade Industrial; Sustentabilidade; Segurança e Saúde no Trabalho e Qualidade de Vida.

A Presidente da FIEMG Regional Rio Doce, Rozâni Azevedo, celebra a data ressaltando os resultados já alcançados. “Nossa missão à frente da FIEMG tem sido difundir as ações em prol da indústria, buscando fortalece-las e promover competitividade. Me orgulho muito em reconhecer que por trás das montanhas das nossas Minas Gerais, encontramos vários industriais e industriários que superam todos os desafios diários e acreditam sempre em dias melhores. E o nosso papel, tem sido auxilia-los nessa jornada. Mediante a todos os resultados alcançados até aqui e a solidez do nome da FIEMG na região, frutos de um trabalho sério e incansável, com o apoio das entidades e outros parceiros, comemoramos juntos essa data, conscientes de que há muito o que se fazer para continuar recolocando as indústrias da região no caminho do desenvolvimento. Parabéns a todos que fazem parte da construção dessa história”, concluiu.

Clique aqui e conheça a história e os grandes resltados em prol da Indústria de Minas: http://www.fiemg.com.br/hotsites/fiemg85anos/index.html