Notícias

FIEMG participa do 8º Fórum das Águas em Brasília

Indústria mineira debate sustentabilidade no evento

Maior encontro internacional sobre recursos hídricos, o 8º Fórum Mundial da Água 2018, que está sendo realizado em Brasília, desde o dia 18 e vai até nesta sexta-feira (23), conta com participação efetiva da indústria. O Sistema FIEMG está atuando com foco na importância de Minas Gerais para a geração e abastecimento de água no país. A entidade possui um estande onde apresenta a situação de Minas em relação à distribuição de água para outros estados brasileiros e, ainda, a influência do sistema hidrográfico mineiro no abastecimento de países limítrofes.

O analista ambiental da FIEMG, Guilherme da Mata Zanforlin, ministrou a palestra “Da simbiose industrial para a economia circular”. Ele falou sobre os resultados alcançados pelo Programa Economia Circular, que trata-se de uma abordagem restaurativa e regenerativa da produção e consumo. Seu objetivo é manter componentes e materiais no seu mais alto nível de utilidade e valor pelo maior tempo possível. “Esse novo movimento conceitual é o pano de fundo para diversas ações da Gerência de Meio Ambiente da FIEMG. Principalmente nos distritos industriais”, explicou.

O Fórum Mundial da Água acontece a cada três anos, uma iniciativa do Conselho Mundial da Água (WWC, em inglês), organização internacional com sede em Marselha, França. O evento é organizado no Brasil pelo WWC, pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), representado pela Agência Nacional de Águas (ANA), e pelo Governo do Distrito Federal.