Notícias

Fluxo de Caixa foi assunto de estudo na Regional Rio Doce

Sindcont orientou aos participantes sobre as técnicas de elaboração das demonstrações dos fluxos de caixa

A recente Resolução 3.604/08 do BACEN torna obrigatória a publicação da Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC) para as Instituições Financeiras. Adicionalmente, a referida Resolução exige a adoção do pronunciamento CPC-03 para a elaboração da DFC. 

Pensando nisso, Sindicato dos Contabilistas de Governador Valadares (Sindcont) em parceria com a FIEMG Regional Rio Doce realizou, dia 26, o curso Elaboração das Demonstrações de Fluxo de Caixa, buscando viabilizar aos interessados a apreensão das técnicas de elaboração da demonstração dos fluxos de caixa, pelos métodos direto e indireto. 

O objetivo da DFC é prover informações relevantes sobre os pagamentos e recebimentos, em dinheiro, de uma empresa, ocorridos durantes um determinado período, e com isso ajudar os usuários das demonstrações contábeis na análise da capacidade da entidade de gerar caixa e equivalentes de caixa, bem como suas necessidades para utilizar esses fluxos de caixa.

A condução do curso ficou na responsabilidade da Contadora e Professora dos Cursos de Graduação em Contabilidade e Administração, Noemi Gomides. Ela é Mestre em Administração e durante 8 horas orientou aos alunos, por meio de atividades práticas e teóricas, sobre as DFC.