Notícias

Industriários participam das ações do Outubro Rosa e Novembro Azul

Diversas atividades foram realizadas, buscando conscientizar sobre a prevenção do câncer de mama e da próstata

Durante os meses de Outubro e Novembro, o Grupo Rosa desenvolveu diversas atividades buscando conscientizar a população a respeito da prevenção do câncer de mama e da próstata.

A FIEMG Regional Rio Doce, integrante do Grupo Rosa, levou as ações de saúde para o Distrito Industrial, com o objetivo de alcançar os industriários, orientando e conscientizando-os quanto ao combate da doença. Além disso, as ações aconteceram dentro de algumas Indústrias, o que gerou grandes resultados.

Outubro Rosa: Durante o mês de outubro, várias ações foram realizadas em diversos pontos da cidade. Já  no dia 28, centenas de mulheres caminharam pelas ruas da cidade vestindo-se de rosa, cor símbolo do movimento internacional de prevenção e de conscientização contra o câncer de mama. Com a caminhada, o grupo incentivou as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. 

No Brasil, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), a doença é o que mais atinge as mulheres. A idade ainda é um dos principais fatores de risco: quatro em cada cinco pacientes têm mais de 50 anos. O diagnóstico precoce da doença é o primeiro e mais importante passo para a cura.

Novembro Azul: Desde o início do mês de novembro, a campanha Novembro Azul percorreu diversas indústrias e empresas, levando, além de esclarecimentos sobre o câncer de próstata, ações de aferição de pressão, teste de glicemia, orientação sobre nutrição e distribuição de folhetos explicativos. 

No dia 22 de novembro, a ação foi realizada na Praça dos Trabalhadores no Distrito Industrial e contou com o apoio da Indústria Tudor de Baterias e da Assedi. Os participantes receberam doses de vacina e atualização do cartão de vacina, corte de cabelo, auriculoterapia, aferição de pressão, teste de glicemia e ginástica laboral, além de orientações sobre a saúde do homem, principalmente sobre o câncer de próstata. O objetivo é combater a doença e, principalmente, motivar a população masculina a fazer exames preventivos.

O encerramento da campanha foi no último sábado (25) na Praça dos Pioneiros com a 1ª Caminhada do Novembro Azul.  Outras atividades também foram oferecidas gratuitamente: alongamento, corte de cabelo, auriculoterapia, distribuição de lacinhos, distribuição de balões, distribuição de material informativo, aferição de pressão arterial.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum no sexo masculino, ficando atrás apenas do câncer de pele não menaloma. Em valores absolutos e considerando ambos os sexos é o quarto tipo mais comum e o segundo mais incidente entre os homens. Estatísticas apontam que a cada seis homens, um é portador da doença.

Atendimento à Indústria

Durante os dois meses, as ações do Outubro Rosa e Novembro Azul beneficiaram diretamente 18 indústrias e mais de 800 industriários. A Presidente da FIEMG Regional Rio Doce comemorou os resultados. "Estou muito feliz com o crescimento das campanhas na cidade e a receptividade pelas nossas Indústrias. As ações no Distrito Industrial foram significativas e, certamente, conseguiram alcançar o objetivo de despertar homens e mulheres para os cuidados com a saúde." 

Galeria