Notícias

Liderança e Gestão é tema de palestra na Regional Rio Doce

Pensando na atualização de gestores que querem expandir seus negócios e aumentar a produtividade, a Regional Rio Doce em parceria com o Instituto Aquila, realizou no dia 11 de agosto, a palestra Liderança & Gestão: o elo de classe mundial.

A boa liderança é peça fundamental para um eficiente sistema de gestão, sucesso da organização e dos profissionais que atuam nas empresas e indústrias. E pensando na atualização de gestores que querem expandir seus negócios e aumentar a produtividade, a Regional Rio Doce em parceria com o Instituto Aquila, realizou no dia 11 de agosto, a palestra Liderança & Gestão: o elo de classe mundial. O evento aconteceu no auditório da entidade.

O encontro reuniu profissionais de diversos segmentos, com a finalidade de disseminar o que existe de melhor em gestão e a importância dos líderes adotarem novos modelos para alcançarem bons resultados. No evento aconteceu duas palestras, uma ministrada pelo professor, Carlos Alberto Bottrel, com o tema “O retrospecto da Gestão no Brasil” e outra intitulada “Liderança com Impacto na Gestão”, proferida pelo professor Orlando Euller Castro.

Segundo a presidente da Fiemg Regional Rio Doce, o evento proporcionou um momento de aprendizado e discussão com profissionais renomados, que trouxeram a gestão para o Brasil na década de 70 e atuam nessa inovação até os dias de hoje, além de conhecerem o que existe de inovador em relação ao tema a ser discutido.

Palestrantes

Orlando Euller de Castro é Engenheiro de Minas, Metalurgista e Civil pela UFOP e Doutor pela Universidade de Paris. Foi Chefe de Departamento e Coordenador da Pós-Graduação em Metalurgia da UFOP. Atuou pelo governo brasileiro na elaboração de política setorial de mineração e indústria. Exerceu também cargos de diretoria e presidência de empresas da área. Atua desde 1991 no campo da gestão, tendo participado da Missão de Executivos ao Japão, em 1992. Trabalhou especialmente na área pública brasileira e também no exterior, liderando o desenvolvimento de projetos na Colômbia e missões de empresários da América Latina ao Brasil. Tem mais de 20 trabalhos publicados em metalurgia e na área da gestão. Foi agraciado com a “Medalha da Ordem de Rio Branco”, pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil.

Carlos Alberto Bottrel é Engenheiro Mecânico e Eletricista pela UFMG, M.Sc e PHD em Metalurgia pela Colorado School of Mines/EUA. Professor Emérito do Departamento de Engenharia Metalúrgica da UFMG e Professor Visitante da Texas Agricultura anda Mechanics University/EUA. Coordenou 37 missões de executivos brasileiros ao Japão e EUA para aprendizado de Metodologias de Qualidade e Gestão. Atuou por 20 anos na área de gestão na FCO – UFMG e foi colaborador/revisor de diversas obras técnicas relacionadas à gestão.