Notícias

Educação Financeira é tema de Seminário na Regional Rio Doce

Evento contou com a presença de industriais e empresários

A a FIEMG Regional Rio Doce, o Sebrae Minas e o Sindicato dos Contabilistas (Sindcont) realizaram no dia 15 de agosto, o Seminário de Educação Financeira, buscando orientar aos participantes sobre a importância do controle do orçamento e das finanças, pensando em um modelo de gestão assertivo, efetivo e eficaz, voltado para o planejamento e administração dos recursos financeiros das empresas.

O Seminário foi dividido em duas temáticas. A primeira "Meu Dinheiro - planejamento financeiro pessoal", foi ministrada pelo bacharel em Ciências Econômicas, Carlos Eduardo Costa. Ele abordou sobre a importância de a Educação Financeira estar presente no cotidiano das famílias, criando comprometimento no planejamento das finanças, envolvendo os pais e os filhos, buscando alcançar os objetivos e sonhos como a aquisição de imóveis, veículos, viagens ou até mesmo a tão sonhada aposentadoria tranquila. O palestrante é especialista em Marketing e em Finanças Empresariais e Mestre em Administração. Costa é, também, autor de livros infantis e adultos sobre educação financeira.

A segunda temática foi sobre o “Superendividamento dos consumidores: como melhorar a situação de tantos brasileiros?”, ministrada pelo Promotor de Justiça do Consumidor, Dr. Lélio Braga Calhau, que abordou a forma de prevenção e ação para sair do endividamento que afeta as famílias brasileiras. O palestrante, que é também graduado em Psicologia e Mestre em Direito do Estado e Cidadania, apresentará seu programa “Educação Financeira para Todos”. Calhau é, ainda, autor de livros digitais sobre o assunto.

Galeria