Notícias

Seminário sobre Educação Financeira será realizado na FIEMG

A proposta é orientar aos participantes quanto ao planejamento e administração dos recursos financeiros e a prevenção do superendividamento

A conjuntura atual do país tem sido fortemente marcada pela deterioração orçamentária, seja das famílias, empresas ou governo, proveniente da queda na renda, do aumento do desemprego e do elevado endividamento de grande parte da população. É certo que o brasileiro começa a perceber a importância de buscar administrar melhor seus recursos financeiros, principalmente em momentos de crise. 

Pensando nisso, a FIEMG Regional Rio Doce, o Sebrae Minas e o Sindicato dos Contabilistas (Sindcont) realizam, no dia 15 de agosto, o Seminário de Educação Financeira, buscando orientar aos participantes sobre a importância do controle do orçamento e das finanças, pensando em um modelo de gestão assertivo, efetivo e eficaz, voltado para o planejamento e administração dos recursos financeiros das empresas.

O Seminário será dividido em duas temáticas. A primeira será "Meu Dinheiro - planejamento financeiro pessoal", ministrada pelo bacharel em Ciências Econômicas, Carlos Eduardo Costa. Ele abordará sobre a importância de a Educação Financeira estar presente no cotidiano das famílias, criando comprometimento no planejamento das finanças, envolvendo os pais e os filhos, buscando alcançar os objetivos e sonhos como a aquisição de imóveis, veículos, viagens ou até mesmo a tão sonhada aposentadoria tranquila. O palestrante é especialista em Marketing e em Finanças Empresariais e Mestre em Administração. Costa é, também, autor de livros infantis e adultos sobre educação financeira.

A segunda temática será sobre o “Superendividamento dos consumidores: como melhorar a situação de tantos brasileiros?”, ministrada pelo Promotor de Justiça do Consumidor, Dr. Lélio Braga Calhau, abordando a forma de prevenção e ação para sair do endividamento que afeta as famílias brasileiras. O palestrante, que é também graduado em Psicologia e Mestre em Direito do Estado e Cidadania, apresentará seu programa “Educação Financeira para Todos”. Calhau é, ainda, autor de livros digitais sobre o assunto.

 

Inscrições

As inscrições poderão ser realizadas na internet, através da plataforma Sympla, no endereço: https://www.sympla.com.br/seminario-de-educacao-financeira__173075

O investimento é de R$ 20,00 para a Indústria e associados aos Sindicatos filiados à FIEMG e de R$30,00 para público em geral interessado na temática.

O Seminário será realizado no auditório da FIEMG Regional Rio Doce, na Av. Brasil, 4000, Centro. Às 19h os participantes farão o credenciamento para o evento.

Para outras informações, entrar em contato no (33) 3272.4850 ou através do e-mail regional-rd@fiemg.com.br.