Notícias

Criação de Parque tecnológico estimula a formação de novas startups

Presidente da FIEMG Regional Sul participou da assinatura de Termo de Cessão

Na última sexta-feira (18/05), aconteceu na Reitoria da Universidade Federal de Itajubá – Unifei, a assinatura do Termo de Cessão de terreno para o Parque Científico e Tecnológico de Itajubá, que terá uma área de expansão de458.000 metros quadrados.

O Termo de Cessão da área de expansão da Unifei para o Parque Científico e Tecnológico, que deverá ser gerido pela Inovai, havia sido aprovado, por unanimidade, durante a 5ª Reunião Extraordinária do Conselho Universitário (Consuni) da Unifei, realizada no último dia 07 de maio.

A criação do parque tecnológico vem se juntar a construção do maior complexo para inovação da América Latina, o Instituto SENAI de Inovação – Centro Empresarial de Desenvolvimento e Inovação da Indústria Elétrica e Eletrônica - ISI-CEDIIEE. O complexo ocupará uma área de 210 mil metros quadrados e 60 mil metros de área útil, e será pioneiro na América Latina na pesquisa e desenvolvimento de novos equipamentos, utilizando para isso, principalmente o laboratório de Alta Potência, onde será instalado Gerador de Curto Circuito próprio, tornando-o independente da concessionária e dando total flexibilidade para sua utilização.

“As pessoas precisam compreender que a criação de um parque científico incentiva e administra o fluxo de conhecimento e tecnologia entre universidades, instituições de pesquisa, entre empresas e mercados. Parques científicos estimulam a criação e o crescimento de empresas inovadoras através de mecanismos de incubação e de geração de spin off, empresas que derivam de outra, além de proporcionar outros serviços de valor agregado”, pontuou o Presidente da FIEMG Regional Sul, André Gesualdi.

Esta cessão aprovada pelo Consuni foi a segunda ação para a concretização do parque, como uma garantia de seu espaço físico. Este é um dos investimentos que serão feitos pelas entidades integrantes da Inovai como o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Itajubá (Simmmei), que irá contribuir financeiramente com a construção do parque, e a Prefeitura Municipal de Itajubá, que promoverá a viabilidade da obra, com a disponibilização de infraestrutura, como energia elétrica, rede de água e saneamento básico.

com informações ASCOM/UNIFEI

Galeria