Notícias

Escola Móvel SESI/SENAI tem aula inaugural em Itajubá

Instalações ficarão até março na cidade

Aconteceu na manhã desta terça-feira (20) a aula inaugural do programa ‘Escola Móvel SESI/SENAI’, programa que foi criado em 2011 através de uma parceria entre as duas instituições do Sistema FIEMG. A estrutura está instalada na Av. dos Ferroviários, em frente ao Museu Municipal Wenceslau Braz, em área central no município de Itajubá.

A aula inaugural contou com a presença do presidente da Regional Sul, André Gesualdi, do Vice-prefeito e Secretário Municipal de Coordenação Geral e Gestão, Christian Gonçalves, representando o prefeito municipal Rodrigo Riera, do Secretário Municipal de Desenvolvimento Social, Robson Vaz de Lima, do Secretário Municipal de Ciência, Tecnologia, Indústria e Comércio, Fernando Bissacot, do Secretário Municipal de Administração de Itajubá, André Alves, da Secretária Municipal de Educação, Mariângela Alves da Silva, do Diretor da Secretaria de Desenvolvimento Social João Palma, da Gerente do Programa Escola Móvel SESI/SENAI e Cozinha Brasil, Joana d’Arc Oliveira, representantes da Guarda Municipal, autoridades locais, representantes de sindicatos, indústrias e das unidades SESI e SENAI do município.

Através da educação e da inclusão social, o programa visa transformar a realidade do cidadão e do município onde está instalado, oferecendo cursos gratuitos de formação básica. Essa iniciativa tem sido um sucesso e os números expressam isso: são mais de 55 mil alunos formados, com um leque de depoimentos de sucesso de transformação de vida que comprovam sua eficácia com um índice de empregabilidade acima de 79% onde, nos mais de 312 mil quilômetros percorridos de forma itinerante, permitiram atendimento em mais de 347 municípios mineiros.

“Nós, cidadãos de Itajubá, só podemos agradecer o prefeito e o presidente da FIEMG Regional Sul por nos trazer esse projeto tão perfeito e necessário para nossa população. A importância desses cursos de capacitação para nossa população irá refletir muito no crescimento econômico e também humano do nosso município. Vejo professores e instrutores extremamente capacitados, do mais alto gabarito profissional e humano, isso muito nos honra.  Os obstáculos existem e não são poucos, mas existem para serem superados e hoje, aqui na abertura do Escola Móvel, vemos que somos capazes de superá-los com muita força e dedicação”, disse o vice-prefeito Christian Gonçalves.

Segundo o Secretário Municipal de Ciência, Tecnologia, Indústria e Comércio, Fernando Bissacot, “quando conhecemos o  ‘Escola Móvel SESI/SENAI’, supera todas as expectativas que nós temos, por maiores que sejam. Quando você chega aqui e vê todos os mínimos detalhes dessa escola, de como tudo é projetado e montado, a grandiosidade dessa estrutura nos deixa maravilhados. As salas de aula, os laboratórios e também todos os professores e instrutores aqui presentes nos mostra como a FIEMG e sua Regional Sul trabalham muito pelo desenvolvimento de nossa Minas Gerais. A gente fica mais feliz ainda, pois vivemos momentos de dificuldade relacionados a nossa economia. Muitas das pessoas aqui estão fora do mercado de trabalho, mas aqui elas têm oportunidade para que sua autoestima também seja resgatada. Vejo pedreiros que trabalham a vida inteira nessa profissão tão honrada, mas que nunca em suas vidas puderam fazer um curso desses, um curso que leva a chancela de nomes como SESI e SENAI que, com toda certeza, os certificarão abrindo novas portas no mercado de trabalho”.

A Unidade Principal é formada por uma tenda móvel e modular com aproximadamente 800 m², construída em estruturas metálicas e lonas, sendo o piso e divisórias das salas em laminado estrutural de alta resistência (TS). As salas são iluminadas e climatizadas com ar condicionado, com a estrutura completa para aulas teóricas e práticas. Em Itajubá, a ‘Escola Móvel’ está oferecendo, gratuitamente, os cursos de Auxiliar Administrativo, Secretariado, Educação Ambiental e Sustentabilidade, Atendimento ao Cliente, Costureiro Assistente, Eletricista Predial Assistente, Mecânico de Motos Assistente, Pedreiro de Alvenaria Assistente, Confeiteiro, Cuidador de Idosos, Artesanato – Patchwork Embutido; Trançado de Fita; Boneca de Eva e Patch Apliquê. A carga horária dos cursos varia entre 80 e 8 horas com nível de escolaridade variada, sendo que alguns cursos exigem nível escolar fundamental ou médio, enquanto outros podem ser feitos sem grau de escolaridade.

“Estou encantada com toda essa estrutura do Escola Móvel SESI/SENAI montada aqui em nossa cidade. Isso mostra importância das parcerias entre o Sistema FIEMG, nossa prefeitura e todos os envolvidos na realização desses cursos para nossa população. Pelo que vejo aqui hoje, tenho certeza que nossos alunos sairão preparados para o mercado de trabalho. Esse embasamento teórico aliado a toda prática que será aplicada aqui faz muita diferença. Nós, como educadores, sabemos do resultado que virá para Itajubá e sua população. O sentimento é de muita gratidão ao Sistema FIEMG, sua Regional e seu presidente por nos trazer esse projeto fantástico”, pontuou a Secretária Municipal de Educação, Mariângela Alves da Silva.

“Agradeço o empenho do prefeito e de toda sua equipe que não mediram esforços para a instalação dessa nossa unidade do ‘Escola Móvel’ aqui em Itajubá. Em tempos de crise, a melhor solução é investir não só nas máquinas que produzem, mas também nos homens e mulheres por trás delas. Itajubá talvez tenha sido uma das cidades que mais sofreu com essa crise econômica que assola nosso país, mas tenho certeza que iremos reverter isso. Os gestores municipais precisam entender que sem material humano qualificado nada será resolvido, nada será criado do dia para noite. A missão do Sistema FIEMG e de nossa Regional Sul não é só com a indústria, é também com o cidadão, vendo seu empenho, seu trabalho ser valorizado e gerando riquezas para seu município e suas famílias”, disse o presidente da FIEMG Regional Sul, André Gesualdi.

Após a cerimônia de abertura, as autoridades presentes fizeram um tour pela Escola Móvel onde puderam conhecer suas instalações e saber mais sobre seu funcionamento e as dinâmicas em salas de aula.

O ‘Escola Móvel SESI/SENAI’ ficará em Itajubá até o dia 22 de março.

Galeria