Notícias

FIEMG Regional Sul e Barry Callebaut realizam encontro de negócios através do Compre Bem

Investimentos da empresa no Brasil para 2018 giram em torno de R$ 20 milhões.
O Sistema FIEMG, por meio de sua Regional Sul e da Gerência de Capitalização e Acesso ao Mercado da FIEMG, em parceria com o PCIR - “Programa de Competitividade Industrial Regional”, sediou mais uma edição do projeto ‘Compre Bem’. Dessa vez, a empresa atendida pelo projeto é a líder mundial na produção de chocolates e produtos de cacau, a suíça Barry Callebaut.
A Barry Callebaut está prospectando através do Projeto ‘Compre Bem’ novos fornecedores mineiros para sua fábrica na cidade de Extrema (MG). Com uma expectativa de investimentos que giram em torno de R$ 20 milhões, a empresa  está sendo apoiada pela FIEMG e acredita no mercado brasileiro para o ano de 2018.
 
Projeto Compre Bem é uma iniciativa da Gerência de Capitalização e Acesso ao Mercado e objetiva o fortalecimento da competitividade das industrias mineiras por meio de conexões de negócios, o que promove o processo de compras das grandes empresas demandantes e oxigena a área de suprimentos dessas empresas. O Projeto realiza agendas de encontros de negócios, colocando frente a frente compradores e fornecedores. O comprador conhece de forma programada novos fornecedores mediante metodologia que envolve pesquisa de inteligência de mercado, no mesmo dia e em horários pré-estabelecidos.
Para isso, a equipe técnica da área da Gerência de Capitalização e Acesso ao Mercado realiza um trabalho de inteligência de mercado em consonância com os Sindicatos da Indústria e as entidades do Sistema FIEMG na busca de fornecedores mineiros para atender à demandas específicas de grandes empresas compradoras. Nessa edição, o Projeto Compre Bem fez parceria com PCIR  - Programa de Competitividade  Industrial e Regional da Gerência de Projetos para Indústria, que identificou por intermédio do tema “Mercado e Produto” essa importante demanda da empresa suíça.
Buscando identificar fornecedores nas áreas de caldeiraria e usinagem; infra de rede; serviços e materiais elétricos; parafusos; mão de obra civil; embalagem BOPP com impressão de rotogravura e aço inox, a Barry Callebaut e o ‘Compre Bem’ conta também com a parceria do SINALSUL - “ Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Alimentação, Panificação, Confeitaria e de Massas Alimentícias do Sul de Minas”. De acordo com  seu Presidente, Sr. Amadeus, “O Projeto Compre Bem é um incentivo que vem desde o ano passado e atende à vários setores indústrias. Hoje está atendendo o setor de alimentação com bastante sucesso até porque o nosso objetivo é que as indústrias do estado de Minas venda dentro do estado e que também tenha um intercâmbio de seus produtos nãos só no setor de alimentos, mas também no setor de metal mecânica, embalagens. Tudo o que as empresas necessitam nós temos aqui dentro do estado, reduzindo o custo de produção, gerando mais lucros para as empresas, fortalecendo o mercado e melhorando a competitividade”.
“Nós estamos aqui hoje com o projeto ‘Compre Bem’, projeto esse que proporciona a conexão de potenciais fornecedores mineiros com grandes empresas que também estão instaladas em Minas Gerais, a edição de hoje é com a Barry Callebaut, que é a maior empresa de chocolates do mundo, com matriz na Suíça e com uma unidade na cidade de Extrema aqui no Sul de Minas, e hoje estamos fazendo essa conexão. Nossa intenção, além de fazer essa conexão, é também desenvolver uma ação de mercado como já era previsto dentro do Programa de Competitividade Industrial Regional, o PCIR. Nós montanos um planejamento junto com a Regional Sul, de ações com setores como confecções, a parte de eletroeletrônica, metal mecânica e esse setor de alimentos e dentro do planejamento de alimentos, já vinha sendo desenhada desde o final do ano passado essa ação de mercado. E hoje acontece essa oportunidade então, teremos o dia inteiro aqui, com cerca de 19 empresas da área de metal mecânica, da área de insumos e matérias primas para estar conversando com a Barry e buscando fortalecer os negócios dentro do Estado de Minas”, explicou Thadeu Neves, Coordenador da Área de Gerência de Projetos para a Indústria da FIEMG.
Afirmou o Coordenador de Compras da Barry Callebaut, Tiago Albuquerque: “Estamos aqui no evento Compre Bem da FIEMG em Pouso Alegre com uma perspectiva muito boa. Temos vinte fornecedores agendados para conhecermos hoje bem focados na demanda que a empresa precisa. Até agora já conversei com oito fornecedores e todos eles alinhados com as nossas necessidades. Estou com ótimas perspectivas de bons resultados e bons negócios para depois desse evento”.

Galeria