Notícias

FIEMG Regional Sul realiza mais uma formatura do Escola Móvel.

Solenidade foi na cidade de Extrema.
Aconteceu no último dia 12 de abril a formatura de mais algumas turmas do programa ‘Escola Móvel SESI/SENAI’, na cidade de Extrema. A ‘Escola Móvel’ é uma escola itinerante que viaja Minas Gerais oferecendo cursos gratuitos. A unidade que esteve em Extrema é uma Tenda Escola de 800m2, na qual são realizados diversos cursos de formação continuada, de iniciação profissional e de geração e renda e trabalho,  destinadas a atender às necessidades imediatas e específicas de geração de renda e formação de mão de obra para as indústrias. São compostas com equipamentos, materiais didáticos, ferramentas e acessórios capazes de dar o suporte necessário para a realização e o desenvolvimento dos cursos.
Sendo a educação uma importante ferramenta de inclusão social, o programa dá acesso a cursos de capacitação em diversas áreas. O ‘Escola Móvel’ permanece em atividade por um período de 30 (trinta) dias em cada cidade. Entre os principais cursos de formação, destacam-se os de iniciação profissional de Costureiro do Vestuário, Pedreiro de Alvenaria, Mecânica de Motos, Panificação, Confecção em Couros, Manutenção em Máquinas de Costura e Eletricista Predial. O programa também oferece cursos de educação continuada, como Educação Ambiental e Sustentabilidade, Atendimento ao Cliente, Auxiliar Administrativo, Secretariado e outros temas de interesse geral, dentre os quais, as Oficinas de Artesanato para geração de renda.
“Eu gosto muito da cidade de Extrema. Temos grandes indústrias aqui e o Sistema FIEMG está lutando para que tenha ainda mais. O curso foi um sucesso, pois conseguimos transformar o ofício em profissão, isso inclusive é uma filosofia do nosso Presidente, Olavo Machado Junior, que diz isso sempre, sobre como antigamente os imigrantes chegavam ao nosso país sem nada saber, sem saber a nossa língua, mas sabiam o mais importante, trabalhar e sempre trabalharam muito, o que ajudou nosso país a desenvolver. Isso reflete aqui na cidade de Extrema, que é um lugar onde seu povo sempre trabalhou muito para o desenvolvimento da cidade”, pontuou o Presidente da FIEMG Regional Sul, Ary Novaes.
Segundo Joana d’Arc Oliveira Furtado, Gerente do Programa Escola Móvel SESI/SENAI e Cozinha Brasil, “Um dos momentos mais felizes é este, da entrega desses certificados aos alunos que concluíram os cursos. Há pessoas aqui que superaram muitas dificuldades para poder chegar até o final e conquistarem este certificado, e isso nos dá uma alegria e uma satisfação muito grande em poder está ajudando não só a cidade, mas também sua gente, qualificando o cidadão e inserindo no mercado de trabalho. O programa é de transformação e resgate”, conclui.
Durante a solenidade, o Prefeito de Extrema, Sr. João Batista da Silva, recebeu do Presidente da FIEMG Regional Sul, um certificado que registra a passagem da ‘Escola Móvel SESI/SENAI’ pelo município e o número de alunos formados. O Prefeito agradeceu ao Presidente da Regional Sul e todo o Sistema FIEMG pela oportunidade oferecida aos cidadãos de sua cidade, oportunidade essa que conforme suas palavras “engrandece nosso cidadão, o qualifica para o mercado de trabalho e o ajuda a ter a certeza de um futuro melhor para ele e suas famílias”.
Além dos cursos, o ‘Escola Móvel’ tem como objetivos principais ensinar pelo exemplo; buscar a valorização do Oficio; promover pelo ensino de forma didática e descomplicada, o gosto pelo fazer, dando oportunidade às pessoas de desenvolverem suas habilidades pelo exemplo; disseminar profissões básicas e ofícios; formar mão de obra profissional básica para a inclusão do aluno no mercado de trabalho; desenvolver habilidades profissionais que possibilitem a imediata geração de renda; contribuir para a redução da carência de mão de obra qualificada, estimulando o desenvolvimento social no entorno das indústrias e estimular atitudes socialmente responsáveis, principalmente, em relação ao consumo consciente

Galeria