Notícias

FIEMG Regional Sul realizou primeiro curso sobre eSocial

O curso abordou temas sobre rotinas trabalhistas e previdenciárias digitais

Aconteceu nessa terça-feira (27 de março), no auditório da FIEMG Regional Sul, em Pouso Alegre, o primeiro curso relacionado ao tema eSocial, que é um sistema informatizado da Administração Pública e todas as informações nele contidas estão protegidas por sigilo. O curso foi uma parceria entre a Regional Sul e o Sindicato dos Contabilistas de Pouso Alegre e Região – SINCOPAR.

O curso foi ministrado por Filemon Oliveira, que é Contador, Especialista em Gestão Financeira, MBA Controladoria e Auditoria, Sócio Diretor na Oliveira & Contadores Associados e na Dhesco Consultoria e Treinamento Ltda – ME, Professor de Pós-Graduação na PUC Minas e IPOG. Oliveira atua também como membro do Grupo de Trabalho Tributário do CRCMG, membro representante do CRCMG no Grupo de Simplificação e Revisão Tributária do Estado de Minas e Conselheiro do CRCMG.

“Foi tratado no curso uma nova forma de cumprir obrigações trabalhistas e previdenciárias, aonde a tecnologia vem forte nesse novo formato, transformando eventos e obrigações que hoje já existem, em formato de eSocial Dinf/DCTF-Web. Esse novo formato tem a intenção de trazer maior controle, maior agilidade, maior eficácia na fiscalização e também maior produtividade e diminuição de obrigações para os contribuintes como um ponto positivo desta nova forma. Também foi apresentado um novo modelo da DCTF-Web onde vai ser a apuração e também a geração das obrigações com relação ao recolhimento do INSS patronal ou mesmo o de retenção dos funcionários, passando de uma maneira mais segregada para uma maneia conjunta com as demais obrigações. Essas novas formas afetam a indústria desde o momento onde ela capta recursos humanos no mercado, admitindo funcionários, colaboradores, isso vai trazer para ela uma necessidade, uma informação mais precisa na captação, mas por outro lado ela vai conseguir também gerar processos de trabalhos inteligentes onde esta informação vai conseguir dar mais dinamismo ao seu departamento pessoal e ao departamento de recursos humanos da empresa com a utilização de tecnologias. Além disso, a indústria automaticamente vai ter um pouco mais de controle sobre toda sua parte previdenciária trabalhista fazendo com que ela tenha também um controle maior sobre o passivo. Se a gente pensar, por exemplo, do ponto de vista de passivos ocultos, aí teria essa situação, que quanto maior qualidade a informação nas indústrias tiverem com relação aos seus trabalhadores e às suas contribuições previdenciárias, menor o risco de uma surpresa, de um processo ou qualquer relação nesse sentido”, explicou o palestrante, Filemon Oliveira.

Usando de uma linguagem simples e de fácil compreensão, o palestrante orientou a implantação e adaptação das rotinas trabalhistas e previdenciárias no eSocial, compartilhando experiências e ferramentas que serão úteis no processo de organização e envio das informações ao eSocial.

Antes do curso, os participantes puderam saborear um café da manhã com produtos patrocinados pela empresa Trevo Lácteos, de Sete Lagoas. A Trevo Lácteos, uma das maiores indústrias de laticínios de Minas Gerais, com mais de dez anos no mercado, é especializada na produção de iogurtes, bebidas lácteas, manteiga, requeijões e petit suisse.

Para Gabriela, Supervisora de RH da empresa Ice Bom Sorvetes e participante do curso, “esse curso nos trouxe muitas informações importantes, abrangendo de forma bem ampla todo o processo, todo esse programa que está vindo para nós da área de RH. Agora é deixar ciente toda nossa diretoria sobre essas mudanças pois eles aguardam e precisam de todas essas orientações que nos foram passadas hoje na FIEMG. Foi como disse o palestrante, algumas vezes não percebemos a fundo a gravidade que está vindo por aí. A palestra foi ótima, agregou muito valor e conhecimento amplo, inclusive as anotações que fiz sobre o assunto quero pesquisar muito a respeito, aprofundar cada ponto e claro, colocar em prática com minha equipe tudo o que foi falado hoje”.

“Achei o curso extremamente interessante, bem colocado, bem disponibilizado. Pelo que vi aqui, em relação à nossa região, ele está versando muito sobre as tabelas e o processo de formatação do eSocial. De forma geral, o que foi aplicado pelo instrutor hoje, teve uma abrangência muito grande para todos aqui. Ainda é um projeto que causa muita dúvida, muita insegurança até porque as grandes empresa estão mais preparadas, mas as pequenas nós vimos muitos aqui ainda caminhando para o entendimento do processo, temos que correr atrás dessas informações. Noto uma necessidade, uma demanda muito grande sobre segurança do trabalho, ainda não vimos com a devida atenção sobre esse tema. É preciso dar um cunho mais personalizado, dar mais atenção a isso”, disse Rita de Cássio Tadini, Consultora de Gestão de Segurança do Trabalho e Engenharia e também participante do curso.

“Esse curso é muito importante para todos aqueles que trabalham na área de departamento pessoal. É uma situação que, a partir de agora, começa a acontecer em junho para grande parte das empresas. O conhecimento passado hoje aqui na FIEMG Regional Sul é muito importante para que haja uma interligação entre o recursos humanos e essas empresas”, pontuou Silvestre, Presidente do Sindicato dos Contabilistas de Pouso Alegre e Região – SINCOPAR e Delegado do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de Minas Gerais.

Galeria