Notícias

FIEMG Regional Sul realizou workshop “Conectando Empresas, Criando Oportunidades”

O evento integra o Programa Mineiro de Simbiose Industrial, desenvolvido pela Gerência de Meio Ambiente do Sistema FIEMG.

Iniciativa inédita no Brasil, o ‘Programa Mineiro de Simbiose Industrial’ foi criado em 2009 pelo Sistema FIEMG por meio do Programa Minas Sustentável. A proposta consiste em reunir empresas que desejam realizar novos negócios, disponibilizando recursos e resíduos subutilizados para outras indústrias. O projeto foi baseado na National Industrial Symbiosis Programme, uma metodologia internacional utilizada em países como China, Coréia do Sul, Inglaterra e Escócia.

Houve uma palestra sobre 'Produção e Consumo Sustentável', palestra essa que foi dada por Adriano Scarpa Tonaco, que é Engenheiro Ambiental e de Segurança do Trabalho, responsável pela área de Produção e Consumo Sustentável; membro do Subcomitê de Avaliação de Desempenho Ambiental e da Comissão de Estudo Especial de Compras Sustentáveis da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Na programação da palestra, os temas abordados foram: Compras Sustentáveis; Economia Circular; Ecoeficiência; Produção + Limpa; Ecodesign e Indicadores Ambientais.

 “Produção e consumo sustentável palestra voltada para as indústrias mostrando algumas tendências que estão ocorrendo hoje em dia sobre sustentabilidade. Hoje as empresas têm que ter um olhar além apenas da regularização ambiental que é a base de todo esse processo então eles têm que ter esse olhar voltado para o seu processo produtivo buscando minimizar os impactos ambientais reduzindo o consumo de matéria prima, geração de resíduos, consumo de água, utilizando energias renováveis, e outra formas de você minimizar o impacto do seu processo produtivo”, explicou Adriano Scarpa Tonaco

Após a palestra sobre 'Produção e Consumo Sustentável', teve início o workshop do 'Programa Mineiro de Simbiose Industrial - PMSI' com Guilherme Zanforlin. Guilherme é Analista Ambiental do Sistema FIEMG, Geógrafo; especialista em resíduos sólidos; Auditor Líder NBR ISO 14.001; responsável pela área de Gestão de Resíduos Sólidos; Coordenador dos programas Simbiose Industrial e Bolsa de Resíduos do Sistema FIEMG. Segundo Guilherme,  “Temos que ajudar as indústrias a repensar seu modo de produção avaliando ao máximo o desperdício dos recursos, o aproveitamento ao máximo dos seus materiais”.

A palestra e o workshop aconteceram no dia 27 abril e foram apresentadas, também, noções de compras sustentáveis, economia circular, ecoeficiência, produção mais limpa, ecodesign e indicadores ambientais. O workshop também promoveu rodadas de negócios ambientais. As empresas participantes tiveram a oportunidade de negociar resíduos como minerais, metais, têxteis plásticos, embalagens, madeiras, eletrônicos, recursos como água, energia, serviços técnicos, locação de terrenos e compartilhamento de carga. Foram geradas 55 oportunidades de negociações.

Galeria