Notícias

Palestra ‘Responsabilidade Social é Coisa Séria’ foi sucesso de público em Pouso Alegre

Evento promovido pelo Sinduscon-Sul agradou todos os presentes

 

O Sindicato Intermunicipal das Indústrias da Construção Civil do Sul de Minas - Sinduscon-Sul, promoveu no dia 01 de março (quinta-feira), a palestra ‘‘Responsabilidade Social é Coisa Séria’, evento que foi ministrado pelo renomado professor e filósofo Mário Sergio Cortella.

Mário Sergio Cortella é filósofo, escritor, educador, palestrante e professor universitário brasileiro conhecido por divulgar questões sociais ligadas à filosofia na sociedade contemporânea. Autor de vários livros, foi também Secretário Municipal de Educação de São Paulo no governo de Luiza Erundina, professor titular do Departamento de Teologia e Ciências da Religião e de pós-graduação em Educação da PUC-SP, além de professor-convidado da Fundação Dom Cabral.

“Responsabilidade social é coisa séria sim. Homens e mulheres que se dedicam ao mundo dos negócios sabem que esse mundo não é apenas uma forma para obtenção de lucratividade, de rentabilidade, eles têm sim o interesse também de elevar a comunidade na qual se está. Afinal, qualquer pessoa e qualquer atividade empresarial que esgotem a comunidade na qual se insere, ela perde a capacidade de ir adiante. Por isso responsabilidade social é tão séria, ela se ancora na capacidade de ganhar futuro. Eu faço todo dia um esforço de partilha de conhecimento, de sabedoria, não é algo que está em mim, eu apenas sou o curador desse conhecimento que aprendi com outras pessoas, gente que já se foi, outros que continuam no meu dia-a-dia. Como disse o grande Carlos Drummond de Andrade “eu ando curvado para o lado esquerdo porque carrego no coração todos os meus mortos”, a idéia de você ser capaz de trazer a sua história, e eu, Mario Segio Cortella, vivo da comunicação, da educação, da partilha, e tenho uma alegria imensa de fazê-la. Eu gosto demais dessa prática e quando alguns me perguntam, e quando você se encontrar com Deus o que você quer que ele te fale, eu digo que quero que ele fale: nossa, como você demorou”, pontuou o palestrante Mario Sergio Cortella.

Durante mais de uma hora, Cortella dissertou sobre os caminhos que o cidadão brasileiro está trilhando em relação aos valores morais, religiosos e sociais. Amparado em várias correntes de pensamentos e pensadores, Cortella mostra de maneira clara a algumas vezes hilárias, que o ser humano precisa sim, ser responsável por seus atos, mostrando que se toda ação possui uma reação, boas ações sempre acarretarão boas soluções para os problemas diários, dos mais comuns aos mais complicados. Cortella provoca a reflexão de assuntos relacionados à promoção e construção de uma sociedade mais justa de forma bem clara.

Após a palestra, Cortella recebeu pessoas da platéia que tinham levados livros de sua autoria para autografá-los e para seções de fotos com o público.

Para Raul Borges, Presidente do Sinduscon-Sul e organizador do evento, “o que vimos aqui hoje, essa aceitação do tema ‘Responsabilidade Social é Coisa Séria’, brilhantemente explicado pelo Professor Cortella, nos mostra o desejo da sociedade em promover essas mudanças tão necessárias, tão almejadas e que tanto precisamos. Foram momentos de muita reflexão e esse era o objetivo do Sinduscon-Sul, promover o pensamento, dar essa oportunidade de criarmos situações, soluções em conjunto em prol da nossa sociedade. Esse era o propósito, nos aproximarmos da comunidade, criar argumentos para melhorar nossas vidas tanto profissionais quanto pessoais. Nós dos Sinduscon-Sul, toda nossa equipe e diretoria estamos muito felizes com o resultado aqui hoje, vendo esse público composto de pessoas não só de Pouso Alegre, mas de toda a região, nos deixa muito felizes, ainda mais porque nós construímos um calendário de ações e atividades para nos aproximarmos de nossa região, esse é o objetivo. Vamos traçar metas também para o próximo ano, vamos reeditar o ‘Construsulminas’, nossa feira que também foi um sucesso, continuar trabalhando para contribuir com o trabalhador e cidadão de Minas e representar nossa entidade de classe”.

Galeria