Notícias

Presidente da Regional Sul visita campeões mundiais do ‘Aberto Internacional de Robótica’

Equipe do Sul de Minas também foi premiada na categoria ‘Projetos de Pesquisa’

A Equipe ‘Lego Bros’, formada por alunos do SESI/SENAI de São Gonçalo do Sapucaí, foi a grande vencedora do ‘Aberto Internacional de Robótica’, competição que aconteceu entre os dias 21 e 25 de junho na cidade de Bath, na Inglaterra. Os ‘Lego Bros’ disputaram o torneio contra 100 equipes de 36 países, vencendo concorrentes de peso vindos de lugares como Alemanha, Estados Unidos e França.

Alunos do Centro Integrado SESI/SENAI José Bento Nogueira Junqueira, a Equipe ‘Lego Bros’ é formada por Beatriz Zanzim de Paiva Souza, Frederico Arce Ribeiro Braga, Guilherme Ferreira Nogueira Paiva, Miwa Maruyama de Moura Paiva, Nathan Monticeli Batista Azevedo e Olívia Lemos Paiva Drago. A coordenação do projeto foi dada pelos Professores Rafaella Paiva Azzi e Rafael Gabriel Oliveira. Alguns integrantes da Equipe ‘Lego Bros’ estudam na unidade de São Gonçalo do Sapucaí há mais de 10 anos, desde o pré-primário, passando pelo ensino fundamental e médio.

“Nos últimos dois dias eu conversei muito com a Equipe, sobre a vitrine que eles fizeram do SESI de São Gonçalo, onde uma cidade de 20 mil habitantes se destacou entre escolas de todo o país mostrando que a competência educacional não está apenas em grandes centros, a competência está aqui com eles, no Sul de Minas. Quero agradecer ao Dr. Ary por estar aqui, dando reconhecimento, apertando as mãos desses meninos e dessas meninas mostrando o quanto eles são importantes e mostrando que nós temos um gestor que caminha junto com a gente”, agradeceu o Gerente do Centro Integrado SESI/SENAI José Bento Nogueira Junqueira, Vanderlei Batista Flausino.

Em visita à Unidade de São Gonçalo do Sapucaí, o Presidente da FIEMG Regional Sul foi recepcionado por toda a Equipe ‘Lego Bros’ e pode conhecer o laboratório de pesquisa onde foi criado e desenvolvido o projeto vencedor.

“Eu estou muito contente em poder estar aqui com vocês e profundamente honrado por saber que saiu de uma cidade pequena, a qual gosto e conheço há muito tempo, uma equipe de vencedores mundiais, com pessoas tão jovens, mas com sonhos e metas traçadas na vida acadêmica e profissional. O mínimo que nós do Sistema FIEMG e de todo Estado de Minas Gerais podemos fazer é o reconhecimento a todos vocês da Equipe ‘Lego Bros’, aos mentores e orientadores desse projeto e ao Vanderlei, o qual conheço desde a inauguração do SESI aqui de São Gonçalo. Não é fácil fazer o que vocês fizeram. Vejo aqui alunos que há 10 anos estudam no Sistema, que começaram na pré-escola e hoje vencem disputas em outros países. Quero agradecer à cada um dos professores, ao nosso Gerente, e em especial à vocês, alunos que tão honradamente levaram o nome do Sistema FIEMG lá para fora do país mostrando que nós do Sul de Minas temos essa tradição de sermos os primeiros em tudo aquilo que nós queremos e fazemos”, disse o Presidente da FIEMG Regional Sul, Ary Novaes, durante homenagem aos alunos e demais profissionais envolvidos no projeto.

Vale ressaltar que além de vencedora do ‘Aberto Internacional de Robótica’, a Equipe ‘Lego Bros’ também ganhou a medalha de prata na categoria de ‘Projeto de Pesquisa’, com o 'Colmelipta', um dispositivo simples e inovador que protege as abelhas de ataques do 'Varroa Destructor', um parasita que ataca e destrói as colmeias. Eles criaram e desenvolveram esse dispositivo automatizado que é colocado na entrada das colmeias e borrifa, de acordo com a frequência estabelecida pelo apicultor, um óleo de eucalipto, repelente natural do 'Varroa Destructor' e inofensivo às abelhas. Esse dispositivo aumenta a produtividade da apicultura e também protege as abelhas.

Galeria