Notícias

PROCOMPI realiza missão empresarial do setor metalmecânico de Itajubá

Programa visa elevar competitividade das empresas de menor porte

Aconteceu nessa terça-feira (30/01), a ação de campo do PROCOMPI Metalmecânico Itajubá. A ação foi na Usina Monte Alegre, localizada no município de Monte Belo, no Sul de Minas.

O PROCOMPI - Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias, é uma parceria entre a Confederação Nacional da Indústria – CNI e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae para elevar a competitividade das empresas industriais de menor porte, estimulando a cooperação entre as empresas, a organização do setor e o desenvolvimento empresarial e territorial.

A visita, fruto de um desdobramento do "Workshop de Oportunidades no Setor de Energia" realizado no final do ano em Itajubá, permite que as demandas existentes no setor sucroenergético referentes às áreas de metalmecânico e elétrico, possam ser verificadas in loco, tirando dúvidas e enxergando soluções mais adequadas às necessidades da usina visitada.

A missão, composta por 15 empresários dos setores metalmecânico e elétrico de Itajubá, integrantes do PROCOMPI, representantes da Prefeitura Municipal de Itajubá, do SIMMMEI, SIAMIG, IEL/MG e FIEMG Regional Sul, foi recebida na usina por 10 integrantes da administração da empresa, incluindo o Gerente Geral da planta, Renato Nogueira. A Usina Monte Alegre, associada ao SIAMIG, parceiro da ação, faz parte do grupo Adecoagro que possui 3 usinas que atuam na fabricação de açúcar, etanol e energia no Brasil.

A possibilidade da geração de negócios será avaliada pelo grupo nas diversas áreas e etapas envolvidas no processo de produção do açúcar, do álcool hidratado e da geração de energia, além dos departamentos de manutenção automotiva, mecânica e elétrica, igualmente visitados durante a missão.

"Foi uma primeira visita para comprovar a importância de diminuir a distância entre a empresa demandante, no caso a Usina Monte Alegre, e o grupo de empresários de Itajubá. O trabalho do PROCOMPI proporcionou essa visita que, tenho certeza, será a primeira de muitas", pontuou Carlos Rogério, integrante do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Itajubá – SIMMMEI e também um dos coordenadores do grupo metalmecânico.

 

Galeria