Notícias

Regional Sul promove curso de Tratamento de Efluentes Industriais

O mercado consumidor exige cada vez mais uma postura coerente relacionada aos temas ambientais. Ligado diretamente às atividades finais das empresas, os efluentes industriais têm cada vez mais papel fundamental nesses casos.

Pensando nisso, a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, por intermédio de sua Regional Sul, está realizando o curso “Gestão e Operação de Unidades de Tratamento de Efluentes Industriais”

Abordando os temas: Introdução ao Tratamento de Efluentes e Legislações; Tratamento Físico-químico; Tratamento Biológico; Redução de Custo de Tratamento; Reuso de Efluentes; Análise Quantitativa e Caracterização por Jartes, o curso está sendo ministrado Luciano Rios Fonseca, que é Engenheiro Químico (USP) Mestre em Engenharia Mecânica na área de Projetos e Materiais (UNIFEI) com Especialização em Engenharia de Produção na área de Qualidade e Produtividade (UNIFEI).

“Esse curso nasceu dentro da indústria, pois meus clientes o solicitavam como uma demanda dentro de suas atividades industriais. Tenho experiência nessa área atuando em vários países como China, Alemanha, México e Estados Unidos com tratamento de efluentes. Agora com essa parceria com a FIEMG regional Sul nasceu essa proposta e estamos oferecendo o curso para as indústrias aqui da região. Superou nossas expectativas e hoje estamos com mais de 70 inscritos aqui para a troca de aprendizagem e conhecimento. Temos uma grande dificuldade de técnicos na área para falar de tratamento de efluentes aqui no Sul de Minas, para levar isso para as indústrias. Nosso objetivo com esse curso é isso, mostrar para as indústrias essa técnica para aqueles que precisam de tratamento de efluentes”, pontuou o palestrante, Luciano Rios Fonseca.

O curso, com palestras no teatro do SESI Pouso Alegre, terá também uma visita técnica na planta da unidade da UNILEVER em Pouso Alegre.

Galeria