Notícias

Regional Sul promove palestra sobre procedimentos de Exportação e Certificação de Origem

O evento foi realizado em parceria com o Centro Internacional de Negócios da FIEMG.

A FIEMG Regional Sul recebeu, no dia 22 de março, 38 empresas distribuídas em diversos setores dentre eles Alimentos & Bebidas, Eletroeletrônico e Máquinas e Equipamentos, que participaram do Workshop "Sistemática de Exportação e Certificado de Origem". Os empresários receberam instruções sobre dados e normas técnicas, além dos fluxos que envolvem os procedimentos nas exportações.

O Analista de Negócios Internacionais Luiz Fernando Vasconcellos, apresentou a trilha de produtos e serviços oferecida pelo CIN MG, com destaque para o Certificado de Origem, documento que atesta a origem e pode conceder benefícios fiscais quando o produto é exportado para países que possuem acordos comerciais firmados com o Brasil, tornando-o mais competitivo no mercado internacional. Vasconcellos apresentou, também, o ATA Carnet, produto que será lançado pela FIEMG dia 28 de março. O documento permite a exportação temporária de mercadorias utilizadas em feiras, exposições e mostras, com isenção do imposto de importação em 75 países, incluindo o Brasil, no período de 12 meses.

Ainda durante o ciclo de palestras, o Analista de Negócios Internacionais Frederico Figueiredo, sensibilizou as empresas participantes sobre a importância de se planejar para a inserção no comércio exterior. O conteúdo apresentado abrangeu temas relacionados à área de exportação, como: Habilitação no RADAR/SISCOMEX, principais documentos na exportação, fluxos de exportação, Incoterms e formação de preço para exportação, regimes aduaneiros especiais, principais linhas de créditos e financiamentos, modalidade de pagamento. As empresas ainda receberam informações sobre o programa Operador Econômico Autorizado - OEA e o Indústria Global, projeto de expansão internacional desenvolvido pelo CIN – MG, em parceria com a Apex Brasil, Confederação Nacional da Indústria - CNI e Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais – INDI.

Empresas interessadas em participar das ações e projetos desenvolvidos pelo CIN MG, tirar dúvidas ou receber atendimento em comércio exterior, podem obter informações através do site: www.fiemg.com.br/expand, entrar em contato pelo telefone: (31) 3263-4726, ou e-mail: consultoriacin@fiemg.com.br.

Galeria