Notícias

Regional Sul realiza palestra sobre ações para uma boa gestão financeira

Organizar as finanças é o primeiro passo em direção à ‘saúde’ da empresa no contexto político e econômico atual

Partindo de iniciativas implementadas dia-a-dia, o empresário pode conseguir o equilíbrio financeiro com ações basicamente simples, planejando, organizando e disciplinando suas despesas.

Pensando nisso, o Sistema FIEMG, por intermédio de sua Regional Sul, realizou a palestra ‘Organizando as Finanças, com tópicos como ‘Ações para uma Boa Gestão Financeira’ e ‘Negociação de Dívidas’ tratando de assuntos como ‘Identificar as ferramentas para aplicação na gestão financeira; ‘Analisar instrumentos gerenciais e financeiros aplicáveis na empresa’; ‘Compreender os indicadores para o desempenho do negócio’ e ‘Promover aos participantes a autoconfiança para a tomada de decisões empresariais com mais segurança’, todos relacionados às ações para se ter uma boa gestão financeira.

A palestra foi ministrada pela consultora Maria Aparecida Bogado, que é economista, consultora da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e especialista em financiamentos e investimentos.

“É muito bom estar hoje aqui na FIEMG Regional Sul, para a gente conversar um pouco sobre a gestão financeira da empresa. São coisas simples, do dia-a-dia, mas que, por vezes, o empresário, na rotina, não consegue parar para rever os seus controles, como o do fluxo de caixa, do estoque, de contas a receber e a pagar. Coisas simples que fazem parte da rotina da empresa, mas que, às vezes, o empresário não está atento. Então, é mais uma reflexão de como esses instrumentos ajudam o empresário a avançar, não deixar a empresa se desestruturar financeiramente e, também, mostrar as formas e opções que existem hoje de renegociação de dívidas. Às vezes, a empresa enfrenta uma dificuldade momentânea que ela pode resolver da forma mais simples possível, pois tem diversas forma de negociação e hoje, aqui, vamos conhecer algumas dessas formas”, pontuou a palestrante, Aparecida Bogado.

O público presente na palestra era formado basicamente por empresários, representantes de várias empresas de Pouso Alegre e região além de presidentes de sindicatos patronais.

 “A importância de um seminário como esse é o esclarecimento e manter a visão da dinâmica da empresa, de com temo que ser concebido o dia-a-dia, a análise do fluxo de caixa, estrar atendo a toda demanda financeira da empresa. É muito importante participar e terem essa visão do que acontece dentro da empresa”, explica Agnaldo Resende, SINIGRAF - Sindicato Intermunicipal das Indústrias Gráficas do Sul de Minase proprietário da RR Gráfica.

 “Estou achando muito interessante o evento por ser uma área crítica para todas as empresas essa área financeira. Nós, no dia-a-dia vamos atropelando a forma de agir e uma palestra dessa, para ouvir essas informações desse nível é muito interessante para revermos nossos conceitos e analisarmos tudo aquilo que precisamos aprimorar para as finanças da empresa ficarem mais eficientes”, finalizou Sebastião Rogério, Presidente do Sindicato Intermunicipal das Indústrias da Construção Civil da Região dos Lagos Sul Mineiros - SINDUSCON Lagos, Varginha.

Galeria