Notícias

Regional Sul sediou workshop sobre o ‘Plano Regional de Atração de Investimentos’

Palestras e oficinas foram realizadas sobre o tema

Dando continuidade ao lançamento do PRAI – Plano Regional de Atração de Investimentos, o Sistema Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, por intermédio de sua Regional Sul, realizou nessa quarta-feira (07 de fevereiro), um workshop com os representantes dos municípios que aderiram ao programa.

A abertura do evento foi feita por Junia Cerceau, Gerente de Atração de Investimentos do Sistema FIEMG. “São muitas as realidades que nós encontramos ao longo de todos esses municípios que compõem o estado de Minas. São municípios muito heterogêneos, alguns inclusive mais estruturados que outros, com um corpo técnico mais qualificado e outros nem tanto. O que nós buscamos nesse workshop e dar esse nivelamento através dessas metodologias que trabalhamos já há alguns anos. Hoje vamos passar esses conhecimentos de forma que ajude esses municípios a se organizarem”, explicou Junia.

Segundo Davi Varella, da Gerência de Inteligência Competitiva, “O PRAI nasceu de duas demandas que nós da FIEMG observamos, que foi de levar a atração de investimentos para outros municípios, que não é um tema comum, não é um tema que está sempre em debate e a outra demanda é que nós, na sede, no dia-a-dia, nós precisamos de ter um contato forte com a ‘ponta’, quem conhece a indústria é quem está nesse dia-a-dia com ela, mais do que eu que estou atrás do computador. Dessas duas necessidades surgiu o Plano Regional de Atração de Investimentos. A ideia nada mais é do que passar a metodologia por trás do processo que existe na atração de investimentos, dos muitos trabalhos que tratam sobre o tema e das boas práticas com o que fazer e o que não fazer, questões sobre estratégia, definição de setores, fatores chaves de decisão do investidor e motivações. A ideia é que nós consigamos passar aqui as experiências que nós acumulamos nesses três anos e meio que a Gerência existe, sensibilizar para o processo de atração de investimento para todos os municípios, representantes de sindicatos e demais participantes aqui presentes, mostrando a importância deles para esse processo”.

Dividido em dois blocos, o workshop apresentou pela manhã, com Davi Varella, especialista da área de inteligência de investimentos, informações sobre ‘Metodologia de Atração de Investimentos’, contextualizando o conceito genérico de investimento, que é a aplicação de capital no presente visando ganhos no longo prazo. O segundo bloco foi conduzido por Renta Antunes, da Gerência de Atração de Negócios e Investimentos e especialista da área de negócios, que apresentou o tema ‘Boas Práticas de Atração de Investimentos e Casos de Sucesso’. Durante essas apresentações, os participantes também fizeram uma dinâmica em grupo, onde os participantes aplicaram alguns dos conceitos apresentados no momento no workshop às realidades de seus municípios. Essa dinâmica em grupo visoupensar, diante do que foi exposto, nas forças e fraquezas do ambiente interno (localidade) na lógica de atração de investimentos. E da mesma forma pensar nas oportunidades e ameaças geradas pelo ambiente externo para atração de investimentos para os respectivos municípios.

“Estamos aqui hoje para apresentar um workshop do PRAI onde vamos fazer um panorama da região, falar sobre a metodologia de atração de negócios e investimentos da nossa área, da nossa rotina, de como é o nosso trabalho, de como é essa questão da atração de investimentos, como lidamos com o investidor quando ele vem, os materiais que são necessários para a promoção do município e também boas práticas de como fazer e o que não fazer quando receber esses investidores”, pontuou Renata Monteiro, da Gerência de Atração de Negócios e Investimentos do Sistema FIEMG.

“Um evento como esse aqui hoje, na FIEMG Regional Sul é muito importante para o gestor público. Qualquer gestor público consciente hoje tem que procurar se qualificar para ter um foco. Não adianta só levar para a cidade empresas muito grandes, eu tenho que focar também o que eu já tenho no meu município, tem que dar condições também para a emresa que está lá”, disse um dos participantes do workshop, José Tibúrcio do Prado Neto, prefeito da cidade de Paraguaçu.

link para o conteúdo da palestra:

https://drive.google.com/drive/folders/1PFsABXaSSLNzDBzN-_i1JBiOPKQIHWf2

Galeria