Notícias

Sinduscon-Sul realizou curso sobre normas de desempenho em utilização de edificações habitacionais

Curso foi nos dias 24 e 25 de março na sede do Sindicato.

Em vigor desde maio de 2010, a NBR 15575 é uma norma de desempenho em utilização de edificações habitacionais cujo descumprimento gera, além de multas, inúmeros problemas para a empresa. Essa norma conta com seis partes, sendo a primeira destinada aos requisitos gerais e as outras cinco dizendo respeito à padronização de requisitos para os sistemas estruturais, de pisos internos, de vedações verticais internas e externas, de coberturas e hidrossanitários das habitações.

O curso foi ministrado por Rafael Guidugli Filho, Engenheiro Civil e Mestre em Engenharia de Produção pela UFMG.  A NBR 15575 vem somando com o código de defesa do consumidor e é de extrema importância, pois ela envolve os projetistas, os construtores, os fabricantes de materiais de construção e o usuário que também vai ser também responsável pela manutenção dessa edificação.

“A ideia toda é produzir uma habitação de maior qualidade, que dê mais qualidade de vida evitando esses tradicionais problemas de estanqueidade, desconforto térmico, acústico, basicamente isso. Minhas expectativas em relação ao curso é que a gente possa contribuir com os engenheiros, arquitetos, aqui na Região de Pouso Alegre, e que esse trabalho do sindicato posso ajudar a consolidar a classe e valorizar a profissão”, explica Rafael Guidugli Filho.

O curso teve 16 horas de duração e após sua conclusão, todos os participantes receberam certificação.

Galeria