Notícias

Boas perspectivas para empresas mineiras na Alemanha

FIEMG quer atrair investimentos para o Vale do Aço

O presidente da FIEMG Regional Vale do Aço, Luciano Araújo, o gerente de Inovação e Tecnologia da FIEMG, José Luciano Pereira e o analista da gerência de Atração de Negócios e Investimentos, Felipe de Faria, embarcam para a Alemanha, nesse sábado, 25/11, em busca de prospecção de negócios.

A visita servirá para identificar e analisar oportunidades de negócios e investimentos, como a atração de indústrias consumidoras de aços especiais, inoxidável e elétrico, complementares à cadeia produtiva no Estado.

As empresas estão localizadas próximas a Stuttgart, Dortmund e Hannover. “Vamos visitar empresas do setor que exportam para o Brasil e que têm interesse em produzir localmente, com o objetivo de aumentar a participação no mercado nacional. E o Vale do Aço tem um destaque, pois instalando-se na região, as empresas reduzirão custos logísticos, uma vez que estariam instaladas ao lado da Aperam South América, com planta em Timóteo”, justifica Luciano Araújo, que apresentará a região e as oportunidades de investimentos.

De acordo com Araújo, a FIEMG Regional Vale do Aço, através do Conselho Estratégico, da Agenda de Convergência e do Programa Garimpando Oportunidades vem fomentando o aumento da participação das empresas locais no adensamento da cadeia produtiva e defende a ideia de prospectar clientes que contribuam com o desenvolvimento industrial e economia local.

“A FIEMG, a APERAM e a Prefeitura Municipal de Timóteo compartilham da ideia de que abrindo o mercado para os principais usuários do aço inox agregamos valor ao nosso produto e geramos emprego e renda na região”.

Nove empresas localizadas em diversas regiões do país serão visitadas nos próximos cinco dias. Na oportunidade, a gerência de Atração de Negócios e Investimentos da FIEMG trabalhará junto com um especialista alemão para entender o modelo de negócio das empresas alemãs, a lógica de mercado e os fatores de decisão de investimento. “Vamos oferecer os meios necessários de suporte para que a interação seja efetiva entre os potenciais parceiros”, explica Felipe.

Durante a missão, a comitiva visitará ainda o Instituto de Novos Materiais, localizado em Saarbrucken, com o objetivo de trocar know how, visando um futuro acordo de cooperação de tecnologia entre a entidade e o Centro de Excelência em Engenharia - CEE que será implantado no SENAI de Ipatinga, em fevereiro de 2018.