Notícias

Empresários iniciaram o ano confiantes, é o que mostra pesquisa da FIEMG

ICEI aponta otimismo em relação ao desempenho das empresas e da economia

A FIEMG divulgou, no dia 19/01, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI). O ICEI atingiu 57,7 pontos em janeiro, maior nível desde junho de 2011, quando registrou 58,5 pontos. Esse foi o melhor resultado de janeiro em sete anos.

O ICEI do Brasil marcou 59,0 pontos, maior valor desde abril de 2011 (59,5 pontos). O aumento do ICEI foi motivado pela melhora de seus componentes: condições atuais de negócio e expectativas para os próximos seis meses.

Os empresários mostraram-se satisfeitos com as condições atuais pelo terceiro mês consecutivo, com índices superiores a 50 pontos – valores acima de 50 pontos revelam satisfação. O indicador cresceu 0,6 ponto em janeiro e atingiu 52,5 pontos.

O indicador de expectativas apontou empresários otimistas ao registrar 60,4 pontos em janeiro - valores acima de 50 pontos indicam otimismo. O índice cresceu 1,7 ponto na passagem de dezembro para janeiro e registrou o maior nível desde setembro de 2012 (60,8 pontos).

O ICEI antecipa tendências de investimento na indústria. Empresários otimistas em relação ao desempenho presente e futuro das empresas e da economia tendem a investir mais. Isso é importante para a recuperação da atividade, a criação de empregos e a aceleração do crescimento econômico.