Notícias

FIEMG capacita municípios no Programa Cooperação para Cidades Sustentáveis

Após o Diagnóstico e Apresentação do Programa, Plano de Metas será a próxima etapa

Representantes de 13 prefeituras participaram nos dias 7 e 8/6 do Workshop de capacitação do Programa Cooperação para Cidades Sustentáveis (PCCS). No dia 7 marcaram presença as prefeituras de Coronel Fabriciano, Timóteo, Ipatinga, Belo Oriente, Marliéria, Inhapim e Manhumirim, nas dependências da FIEMG, já no dia 8 foi a vez de Catas Altas, Santa Bárbara, Bela Vista de Minas, Itabira, Rio Piracicaba e Barão de Cocais receberem o workshop, ministrado no SENAI, em Itabira.

“Os municípios querem avançar no planejamento e na gestão das políticas públicas. Isso é fundamental para o desenvolvimento. Nesses encontros promovidos pela FIEMG as cidades que participam do Programa têm a oportunidade de se conectarem com os conteúdos e as ferramentas gratuitamente disponibilizados pelo Programa. São instrumentos importantes para que as cidades possam implantar um modelo de gestão participativo e focado no desenvolvimento sustentável regional”, explicou, o consultor, Luiz Guilherme Gomes.

O município de Belo Oriente reafirmou seu compromisso com o Programa na gestão 2017-2020 e almeja melhoria em todos os indicadores.

“O programa é desafiador às prefeituras. Nossa expectativa é melhorar todos os indicadores, através do plano de metas e boas práticas. Esperamos dessa oportunidade, absorver novas ideias e até mesmo termos o feedback do que precisamos melhorar em relação aos dados cabíveis ao município”, pontuou Venício Sena, gerente de Turismo de Belo Oriente.

Otimista com a proposta do Programa, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo de Itabira, José Don Carlos, acredita que Itabira tem muito a ganhar com o Programa.

“O workshop nos propiciou uma visão mais ampla do processo, possibilitando além de esclarecer dúvidas, a integração com as demais  cidades circunvizinhas presentes no encontro. Atualmente, mais da metade  da população mundial vive em cidades e espera-se que essas sejam  sustentáveis: economicamente, socialmente e ambientalmente”, acrescentou.

A FIEMG Regional Vale do Aço é parceira do PCCS e apoia os municípios que participam do Programa como uma oportunidade de contribuir para o desenvolvimento desses municípios.

“Sabemos que são inúmeros os desafios onde a cooperação, a transparência, o respeito à vocação dos municípios e um bom planejamento estratégico serão a única forma de promovermos o desenvolvimento sustentável tão almejado”, destacou Patrícia Barbosa, consultora de Projeto Social da FIEMG, que complementa, “elaboramos etapas de capacitação para a equipe técnica dos municípios com oficinas que possibilitarão o aprendizado necessário e o cumprimento dos compromissos assumidos pelos prefeitos”.

A próxima etapa da capacitação acontecerá no dia 21/06, na sede da FIEMG, em Ipatinga, e dia 22, no SENAI, em Itabira, onde os municípios criarão seus Planos de Metas.

Todas as informações e desempenho dos municípios podem ser acompanhados na plataforma www.cidadessustentaveis.org.br