Notícias

FIEMG fomenta Inovação e tecnologia no setor metalmecânico do Vale do Aço

Centro de Inovação e Tecnologia - CIT e Centro de Excelência em Engenharia – CEE foram apresentados aos empresários

Empresários do setor metalmecânico conheceram as Aplicações Técnicas para a Indústria – Tecnologia e Inovação; Aplicações de Simulação para Processos de Manufatura e a Nova Visão para implantação para o CEE – VA APL metalmecânico nessa quarta-feira, 22/11, em Ipatinga.

Luciano Araújo, presidente da FIEMG Regional Vale do Aço, parabenizou o trabalho integrado entre o Sindimiva, a FIEMG, o APL Vale do Aço e o SENAI. “ O Centro de Excelência em Engenharia é fruto da força do associativismo e do trabalho integrado e focado na competitividade e agregação de valor à nossa cadeia produtiva”.

Na oportunidade, Araújo informou o status da implantação do CEE. “O software de simulação da Siemens já está em processo de aquisição e anuncio aberto o processo de contratação para as vagas dos dois profissionais que assumirão a área técnica do CEE. O que era um sonho para o setor, agora é uma realidade com data para a inauguração no dia 05/02/18”, destacou.

Para o presidente do Sindimiva, Carlos Afonso Carvalho, o CEE em parceria com o CIT contribuirá na inovação e criação de novos produtos para o segmento. “Sabemos que, quando inovam, as indústrias tornam-se mais produtivas e competitivas, garantindo sua sustentabilidade, e muito temos a explorar do CIT e do CEE que, na prática, funcionam como motores científicos de classe mundial acessível a todos nós”.

Lírian Lima, gerente do SENAI, contextualizou apresentando a retrospectiva do processo de implantação do CEE, sua estrutura física e investimentos. “O Centro de Excelência funcionará no formato de rede. Nosso objetivo é apresentar soluções para as demandas das indústrias utilizando as expertises dos nossos parceiros”. Vale ressaltar que aproximadamente R$ 670mil já foram investidos no CEE.

Marlon Duarte, presidente do APL metalmecânico Vale do Aço, reforçou que o momento é histórico e de quebra de paradigmas. “O CEE dará uma nova visão de mercado não só para as pequenas e médias empresas, como para as âncoras. Não deixaremos de atender a siderurgia e a mineração, mas, temos que investir na nossa capacidade de atender outros nichos de mercado como o petróleo e gás, naval, ferroviário, etc”, disse.

CIT SENAI FIEMG

Instalado na capital mineira, em uma área de 121 mil m² onde funcionam três institutos de inovação, cinco de tecnologia e uma gerência de metrologia a serviço da indústria, o Centro de Inovação e Tecnologia SENAI FIEMG - CIT, é uma Unidade SENAI composta por um conjunto de Institutos de Inovação e Institutos de Tecnologia focados na competitividade industrial.

Criado em 2011 a partir do Centro Tecnológico de Minas Gerais, CETEC, uma fundação pública estadual, o CIT herda o histórico de desenvolvimento de pesquisa voltada à indústria. O Centro também nasce com o desafio de ampliar o atendimento industrial tanto em Minas quanto no Brasil e assume o compromisso de desenvolver a inovação e tecnologia de ponta em parceria com universidades e outros centros nacionais e internacionais.

Para o gerente de tecnologia e inovação da FIEMG, José Luciano Pereira, a aquisição do software de simulação é uma grande conquista para o Vale do Aço. “O Instituto será um grande parceiro do CEE na complementação de conhecimento e na solução das demandas da indústria local de uma maneira rápida, dinâmica e em rede com todo o país”, concluiu.