Notícias

FIEMG Regional Vale do Aço comemora o Dia da Indústria

Atividades alusivas ao dia foram encerradas com palestra otimista de Mailson da Nóbrega

Diversas atividades marcaram a comemoração do Dia da Indústria na Regional Vale do Aço, no dia cinco de julho. O presidente do Sistema Fiemg, Olavo Machado Junior, liderou uma comitiva da entidade a Ipatinga para participar de uma série de compromissos. O grupo chegou à cidade na manhã e foi para a inauguração de um novo bloco na unidade do Sesi Santa Rita de Cássia, junto ao presidente da FIEMG Regional Vale do Aço, Luciano Araújo, e do prefeito do município, Sebastião de Barros Quintão. O novo espaço ganhou o nome de Bloco Luiz Campelo Filho, empresário que exerceu a presidência da Fiemg Regional Vale do Aço de 1998 a 2005. Olavo agradeceu aos que trabalham pela educação na Fiemg. “Queria cumprimentar a todos aqueles que efetivamente fazem o Sesi e o Sistema Fiemg em nome da nossa gerente de Educação Básica, Maria Conceição Caldeira Oliveira”, disse Machado Junior, que em seguida assistiu a uma apresentação dos alunos da escola.

À tarde, a comitiva seguiu para a sede da Regional para o encerramento do programa Indústria + Produtiva. O diretor de Desenvolvimento Industrial da CNI, Carlos Abijaodi, que integrava o grupo, explicou que o objetivo da iniciativa é usar a racionalidade e a criatividade para otimizar processos e aumentar a produção. Quatro indústrias receberam placas em homenagem aos bons resultados alcançados (Grupo Emalto, Lumar Metals, Usiminas Mecânica e Provest Uniformes). Um representante da Emalto contou que a meta da empresa era melhorar o fluxo de materiais de preparação de peças para reduzir o tempo de montagem. “Detectamos alguns problemas, como falta de organização em alguns setores. Reorganizamos e conseguimos 38% de aumento de produtividade”, relatou.

A palestra “Construindo rumos para o Brasil”, do ex-ministro da Fazenda Maílson da Nóbrega, parte das comemorações ao Dia da Indústria, encerrou as atividades em Ipatinga.  De acordo com Nóbrega, o país dá sinais positivos de que já caminha para a saída da recessão. “Vemos uma recuperação da confiança, redução da inflação e dos juros para menos de um dígito, além do impulsionamento do crescimento causado pelo setor agropecuário”, disse. Na abertura da palestra, o presidente da FIEMG Regional Vale do Aço, Luciano Araújo, agradeceu a Olavo Machado Junior, que, em sua gestão, apoiou a atuação desta regional. “O Vale do Aço tem muito a comemorar. Principalmente por tudo o que você, Olavo, fez. Há dez anos, tínhamos apenas uma unidade do Sesi. Hoje temos várias escolas, e sete novas unidades SENAI. Quando essa crise passar, nossa região vai estar mais bem preparada para os desafios”, disse.

Certificado de Reconhecimento

Em uma iniciativa pioneira no país, fruto de uma parceria entre a Usiminas, o SENAI e a empresa Precomol, sediada no Vale do Aço, foram desenvolvidos, na região, blocos de calçamento – ou blocos intertravados – produzidos a partir do agregado siderúrgico.  O material é um coproduto gerado no processo produtivo do aço, resultado de meses de testes e pesquisas. Em reconhecimento à essa parceria, o presidente da FIEMG Regional Vale do Aço homenageou essas empresas pela iniciativa pautada na inovação e ecoeficiência dos processos.

Centro de Excelência em Engenharia

O presidente do Sistema FIEMG, Olavo Machado Júnior, o presidente da FIEMG Regional Vale do Aço, Luciano Araújo, e o presidente do Sindimiva, Carlos Afonso, assinaram na comemoração do Dia da Indústria o protocolo de intenções de criação do Centro de Excelência em Engenharia no Vale do Aço, que tem como objetivo a união de esforços entre os partícipes para o desenvolvimento do Centro de Excelência na região, através da aquisição de soluções de software e de TI, para sua operacionalização. “Um marco para indústria da nossa região, para que atue cada vez mais de forma inovadora, competitiva e sustentável”, disse Luciano Araújo.

Mérito Industrial

O empresário Marcelo Silva Duarte, presidente da Lumar Metals, além de ter recebido o “Mérito Industrial”, em Belo Horizonte, foi homenageado durante o evento, em Ipatinga. O empresário comanda uma das empresas mais atuantes do setor no Vale do Aço: a Lumar Metals, especializada na fabricação de lanças injetoras, equipamentos fundidos, forjados e centrifugados de não ferrosos e caldeiraria de elementos refrigerados. Atualmente, a Lumar atende todas as usinas siderúrgicas do Brasil, além de exportar para mais de 15 países, tendo escritórios de vendas nos Estados Unidos e na Índia. Por sua atuação e contribuição para o desenvolvimento do Vale do Aço, Marcelo recebeu o reconhecimento no evento.