Notícias

FIEMG Regional Vale do Paranaíba e SEBRAE realizam o primeiro workshop de criação do movimento UberHub Mulher

UberHub Mulher é o movimento que visa disseminar a cultura da inovação entre as mulheres.

Por que há menos mulheres no setor de tecnologia? Por que existem poucos projetos e startups liderados pelo público feminino? Como incentivar a participação das mulheres nos movimentos de inovação e tecnologia?
Partindo da tese que os projetos inovadores e as startups nascem de uma dor, de uma necessidade, quem melhor do que a própria mulher para criar soluções que impactarão diretamente a indústria, o comércio e o cotidiano do público feminino?.

Essas e outras questões foram abordadas na manhã desta sexta-feira (02/02), durante o primeiro Workshop de Criação do Movimento UberHub Mulher.
O Workshop, conduzido por dois especialistas em co-criação: Max Yogoro e Ariel Sánchez, inspirou, engajou e capacitou mulheres a buscarem conhecimento e empreenderem em carreiras e em negócios com base tecnológica. Trabalhar para desmistificar a tecnologia como setor masculino, essa é a premissa do movimento que se pretende construir a partir de agora.
A liderança feminina está cada dia mais evidente no mercado de trabalho, mulheres criam, inovam e fundam empresas de sucesso pelo mundo. Além disso, estudos mostram que os países onde as mulheres têm um papel forte na sociedade são os mais sustentáveis financeiramente, socialmente e ecologicamente, a exemplo da Finlândia.
Um estudo feito em 2010 pela Sophia Mind, empresa de pesquisa do grupo Bolsa de Mulher, mostrou que, dos R$ 1,972 trilhão de gastos anuais com bens e serviços no Brasil, R$ 1,3 trilhão são decididos por elas, valor que transforma o Brasil em um dos maiores mercados femininos do mundo.


“A indústria cria dia-a-dia diversos produtos e soluções que atendem as mulheres. Boslas e calçados, cosméticos até aplicativos e equipamentos são totalmente direcionados a um público que move trilhões de reais na economia do nosso país. O que almejamos é o encorajamento das mulheres, para que elas tenham oportunidade de liderar esses movimentos, de criar e empreender”, explicou o Presidente da FIEMG Regional Vale do Paranaíba, Everton Magalhães.

Sobre o UberHub
Uberlândia é um hub de tecnologia e inovação. E o potencial de crescimento desta indústria, limpa e rentável, não parece conhecer qualquer limite. Foi com essa visão que nasceu o UberHub., a marca do ecossistema de inovação da cidade.
São mais de 180 empresas e entidades, dos setores público e privado, de mãos dadas, conectadas e motivadas para explorar esse potencial.