Notícias

SINDMETAL e Prefeitura firmam parceria para aprimorar cursos profissionalizantes

Cooperação vai permitir a inserção de jovens e adultos no mercado de trabalho e a capacitação permanente dos instrutores junto às novas tecnologias

Para conferir ainda mais qualidade aos cursos profissionalizantes oferecidos no município, o SINDMETAL (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Materiais Elétricos de Uberlândia) e a Prefeitura de Uberlândia assinaram no 21/08 um termo de cooperação mútua, que visa aperfeiçoar os cursos de formação e qualificação profissional na área automotiva.  

A parceria possibilita que o SINDMETAL possa doar à prefeitura equipamentos que serão usados para otimizar e atualizar, na prática, cursos da área já aplicados no Centro Profissionalizante Planalto. São módulos realizados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth) que, com o trabalho conjunto, serão melhorados. A capacitação permanente dos instrutores junto às novas tecnologias, tendo como finalidade a inserção de mais jovens e adultos de baixa renda no mercado de trabalho, também será ampliada.

O acordo e a doação dos equipamentos também permitirão a criação de dois novos cursos na área - Injeção Eletrônica e Mecânicos de AutoCenter – que foram anunciados durante a assinatura do termo. As inscrições para os interessados já estão abertas e as capacitações terão início entre agosto e setembro deste ano. Cerca de 90 vagas estão disponíveis ao todo.

 Para atender a demanda

“É nosso compromisso com o povo e com os jovens criar oportunidades para capacitá-los. Essa é uma das iniciativas que ajudarão as empresas a retomar a confiança na nossa cidade, a gerar emprego e renda, beneficiando as pessoas que vivem em Uberlândia. Os cursos são de extrema importância, uma vez que hoje há uma grande necessidade de mão de obra técnica”, disse o prefeito Odelmo Leão durante a solenidade.

O presidente do SINDMETAL, João Batista Gomes Pelegrini, também ressaltou a importância de se preparar bem os profissionais por meio de parcerias entre o setor público e privado. “É essencial esse apoio, pois terá retorno positivo e é uma maneira de mudar a sociedade para melhor. Somos responsáveis pelas gerações futuras e estamos retribuindo para a evolução de todos”, ponderou.

"Nós temos que partir para isso, para a parceria público - privada. Todos os setores da nossa economia estão passando por dificuldades, e parcerias como essa são importantes para superarmos a crise. A FIEMG Regional Vale do Paranaíba, por meio do SENAI, apoia essa iniciativa do SINDMETAL e da Prefeitura", comentou Everton Magalhães Siqueira, presidente da FIEMG Regional Vale do Paranaíba.

Em ascensão 

A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação, Iracema Marques, destacou que a parceria fornece uma estrutura nova para habilitar de forma adequada os interessados. “Estamos reestruturando os equipamentos e as ferramentas de trabalho, acompanhando a modernização deste segmento”, destacou.

Ainda de acordo com a secretária, o mercado automotivo é promissor, já que a frota de veículos no município é crescente. “É por meio da qualificação profissional que estamos oportunizando trabalho a quem busca uma vaga no mercado”, apontou.

Termo de Cooperação Prefeitura de Uberlândia e SINDMETAL 

Por qual razão: Desenvolver e oferecer cursos de formação e qualificação profissional na área automotiva

Onde: no Centro Profissionalizante Planalto está localizado na rua do Jardineiro, nº 360

Para quem: jovens e adultos de baixa renda

Equipamentos da área automotiva doados à Prefeitura de Uberlândia pelo SINDMETAL

 - 10 multímetros

- 2 motores de Alta Performance

- Software de Balance Car (alinhamento e balanceamento)

- Máquina alinhadora direcional

- 15 computadores

- 2 impressoras

- Máquina para limpeza e teste de eletroválvulas injetoras (bico)

 

Novos Cursos

 Injeção Eletrônica

- Período: 28/08 a 15/12

- 30 vagas

- 100 horas de carga horária

 Mecânicos de Auto Center

- Período: 11/09 a 15/12

- 60 vagas

- 100 horas de carga horária

 Inscrições: Centro Profissionalizante Planalto – rua do Jardineiro, 360 – (34) 3257-3795.

Galeria