Notícias

Uberlândia: uma promessa para Minas Gerais e para o Brasil

Se você procura o ambiente perfeito para investir, trabalhar e viver: seu lugar é aqui!
Crédito da Foto: Prefeitura Municipal de Uberlândia

Recentemente o economista e palestrante Ricardo Amorim afirmou que as cidades do interior do Brasil vêm consistentemente crescendo mais e gerando mais empregos do que as capitais e que são elas que provavelmente impulsionarão o restabelecimento da economia do País.

As relações com o mercado internacional, a reorganização do modelo de produção e a ascensão de novos setores industriais evidenciam os mercados do interior brasileiro, baseados principalmente em cadeias relacionadas ao agronegócio.

Nesse cenário promissor encontra-se Uberlândia, a maior cidade do interior do estado de Minas Gerais, com população superior a 800 mil habitantes, um celeiro de oportunidades localizado no centro do Brasil.

Uma cidade com 130 anos que já possuí maturidade facilmente comparada à dos grandes centros econômicos do País. Infraestrutura, oferta de serviços, facilidade de acesso, capital intelectual e vocação empreendedora tornam Uberlândia um importante polo econômico.

É fato que o agronegócio e a cadeia de logística e supply chain foram durante décadas a alavanca do desenvolvimento socioeconômico de uma região que experimenta, hoje, a diversificação de suas bases. Setores pouco explorados passam a protagonizar a acelerada ascensão de Uberlândia e de todo o Triângulo Mineiro e Vale do Paranaíba ao hall de atrativos econômicos brasileiros.

A formação histórica de um ecossistema favorável a inovação aliada à visão estratégica dos poderes municipal e estadual inauguraram uma nova fase em Uberlândia, momento em que as empresas de base tecnológica passam a tomar posição de destaque e a cidade passa a ser reconhecida também pelo ambiente favorável à inovação.

Desde 1954, quando fundada a Companhia de Telecomunicações do Brasil Central – CTBC, Uberlândia se posicionou como cidade inovadora, mas somente nos últimos anos temos vivenciado a disseminação dessa visão e, principalmente, a compreensão de que a inovação deve estar a serviço do mercado, da indústria e da sociedade.

Um dos maiores centros consumidores de Minas Gerais e do Brasil é hoje a primeira colocada no ranking de cidades amigas da internet, ocupa o primeiro lugar entre as cidades do interior do Brasil em número de startups e está entre as cidades mais inteligentes do País.

Agora, o novo desafio para Uberlândia, para o Brasil e o mundo é a nova revolução industrial, a tão aclamada Indústria 4.0 que já começa a impactar o modelo de produção e o dia-a-dia de inúmeras comunidades e desponta como caminho natural para aumentar a competitividade do setor industrial por meio das tecnologias digitais.

A indústria nacional, para ser competitiva, terá que fazer a transição para a indústria 4.0, utilizando tecnologias digitais para fazer crescer seus negócios fabricando produtos mais inteligentes e com processos mais autônomos prevendo e reagindo a mudanças, aumentando a produtividade e diminuindo os desperdícios.

E é aí que a Federação das Indústrias de Minas Gerais entra em cena, trazendo soluções que inovam e incrementam a produção, promovem a sustentabilidade e o consequente aumento do grau de competitividade da indústria local em nível global.

Em Uberlândia a FIEMG Regional Vale do Paranaíba tem trabalhado para que a indústria e o mercado local experimentem o que há de novo em tecnologias para o Agronegócio, Compras, Educação Corporativa, Energias Renováveis, Finanças, Gestão Industrial, Impacto Ambiental, Saúde e bem estar, Marketing e Serviços, tudo passando pelo viés da conectividade e da informação.

E é pensando em um encadeamento de ações e de papéis que muito se tem conquistado ao longo dos anos. A FIEMG mantém relação com instituições que, juntas, incrementam a inovação e impactam positivamente a cadeia produtiva da indústria na região.

Parcerias estratégicas com poder público, entidades de representação, sindicatos, associações e organizações privadas, empresas de comércio e serviço, startups, universidades e escolas técnicas elevam Uberlândia ao status de uma das melhores cidades do Brasil para investir em negócios.

Ora, mais nem só com lobby, conexões e incentivos se constrói o desenvolvimento de uma cidade. É importante destacar o DNA empreendedor do povo uberlandense. Diversos prêmios e reconhecimentos públicos ratificam a capacidade de nossa gente, que sonha alto e cria negócios que impactam positivamente toda a cidade, geram emprego e renda e remodelam a comunidade.

Empresas criadas aqui já conquistaram mercados nacionais e internacionais, da manufatura tradicional, do agronegócio às startups. Facilmente se encontra o nome de Uberlândia na história de grandes e importantes negócios.

A qualidade de vida e a natureza exuberante do cerrado mineiro são um convite a quem procura o lugar ideal para investir e viver com prazer e segurança. Com ares de interior e estrutura de capital, Uberlândia oferece completa infraestrutura para todo tipo e padrão de residências, lazer, entretenimento e educação.

É a primeira de Minas e a segunda do Brasil em saneamento básico, possuí o sétimo maior PIB dentre as cidades do interior brasileiro e está à frente de dezesseis capitais nesse quesito, é a primeira cidade do estado e décima sexta no país no ranking das Melhores Grandes Cidades para Se Viver.

Por fim, Uberlândia é a nona cidade do Brasil com os melhores indicadores de educação. São mais de cento e quarenta mil alunos matriculados em escolas de educação básica e mais de sessenta e nove mil em ensino superior. Um polo educacional que exporta conhecimento, pesquisas e patentes para o Brasil e para o mundo.

Uberlândia tem muito a oferecer. Uma cidade jovem e que já se desponta como uma promessa para Minas Gerais e para o Brasil!

Se você procura o ambiente perfeito para investir, trabalhar e viver: seu lugar é aqui!

 

* as informações e indicadores foram organizados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo de Uberlândia e estão disponíveis para consulta no link: http://www.uberlandia.mg.gov.br/uploads/cms_b_arquivos/18409.pdf