Notícias

FAPI é lançado em Araxá

Programa de Fiscalização Ambiental Preventiva na Indústria, FAPI, foi lançado no último dia 17 de abril na Unidade SESI/SENAI de Araxá.

Programa de Fiscalização Ambiental Preventiva na Indústria, FAPI, foi lançado no último dia 17 de abril na Unidade SESI/SENAI de Araxá.

O Programa tem por objetivo atuar preventivamente, informando, instruindo e sensibilizando os empreendedores a respeito das melhores práticas ambientais, incentivando-os a obter a regularização ambiental de seus empreendimentos e cumprir com as condicionantes listadas nos anexos das suas respectivas licenças ambientais expedidas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (SEMAD). A ação do FAPI conta com o apoio da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, e o Sistema FIEMG e Sindicatos.

O foco desta edição da apresentação foi nos empreendedores que exercem atividades potencialmente poluidoras/degradadoras do meio ambiente e que são relacionadas aos setores de Produção de Ferro Gusa, Laticínios, Rochas Ornamentais, Extração de Areia e Brita e que não possuem regularização ambiental.

O projeto está sendo realizado em 12 regiões e em três etapas, sendo que esta é realizada pela FIEMG. A segunda etapa será de fiscalização, executada pela SEMAD e PMMG, entre agosto e outubro. A fiscalização na Região do Vale do Rio Grande tem programação para iniciar em Agosto de 2018. A última etapa será de monitoramento dos resultados, entre  Novembro e Dezembro de 2018.

O lançamento em Araxá contou com as apresentações do superintendente de Estratégia e Fiscalização Ambiental da FIEMG, Flávio Aquino, do Gestor Ambiental da SUPRAM TMAP, Carlos Frederico, e dos Analistas de Meio Ambiente do Sistema FIEMG Adriel Palhares (Gerência de Meio Ambiente – GMA) e Gislandro Hudson Torres Gonçalves (Regional Vale do Rio Grande).