Notícias

Sistema FIEMG ministra palestra com os temas Economia Circular e o Programa Minas Sustentável

Sistema FIEMG participou da 6ª Semana de Engenharia Ambiental e da 2ª Jornada Integrada de Estudos Ambientais que aconteceram no último dia 28 de novembro.

Com o objetivo de difundir o novo conceito da Economia Circular em Distritos Industriais e linhas de ações do Programa Minas Sustentável nas Indústrias Mineiras, o Sistema FIEMG participou da 6ª Semana de Engenharia Ambiental e da 2ª Jornada Integrada de Estudos Ambientais que aconteceram no último dia 28 de novembro.

Analistas Ambientais da FIEMG, Guilherme Zanforlin (Gerência de Meio Ambiente) e Hudson Torres (Regional Vale do Rio Grande), ministraram palestras dentro da temática do evento: “Tecnologia e Gestão de Resíduos Sólidos”.

O tema do evento desse ano alinhou-se perfeitamente com linha de ação do Sistema FIEMG que promove através do Programa Minas Sustentável, ações de práticas na rotina das empresas mineiras. Além desse programa foi apresentado um novo conceito que vem sendo discutido mundialmente: a Economia Circular. Essa nova abordagem econômica/ambiental em parques industriais traz consigo ações pautadas na redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia. Essa nova visão substitui o conceito "fim de vida" da economia linear, por novos fluxos circulares de reutilização, restauração, num processo integrado, onde os resíduos gerados transformam-se em insumos ou até novos produtos na cadeia produtiva. O conceito vem sendo denominado em fóruns como “cradle to cradle” (do berço ao berço), onde não existe a ideia de resíduo, e tudo é continuamente nutriente para um novo ciclo.

O objetivo do projeto Economia Circular, desenvolvido pela FIEMG, é identificar oportunidades de negócios coletivos dentro do Distrito Industrial e em sua respectiva área de influência para reaproveitamento e intercâmbio de recursos, produtos e subprodutos, por meio de análises das empresas, gerando redução de desperdícios e custos operacionais e ganhos econômicos e ambientais, aumentando a competitividade das indústrias e proporcionando um ambiente mais sustentável.