Notícias

Centro Cultural SESIMINAS Yves Alves completa 20 Anos de atividades em Tiradentes

Espaço é pioneiro na cidade e considerado um difusor do conhecimento e produção cultural na região

O Centro Cultural SESIMINAS Yves Alves – SESI Tiradentes está completando 20 anos de atividades em 2018. Localizado na cidade de Tiradentes, o espaço teve sua fundação viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e pela união de forças entre SAT - Sociedade de Amigos de Tiradentes, Fundação Roberto Marinho, da Prefeitura Municipal de Tiradentes – proprietária do prédio - e da Rede Globo Minas, e foi inaugurado em 19 de janeiro de 1998.

 O espaço é o primeiro centro cultural da cidade e é considerado um difusor do conhecimento e produção cultural na região. Sua ampla infraestrutura permite receber expressões artísticas dos mais variados formatos, indo desde espetáculos musicais, teatrais e de dança; até exposições de artes plásticas e exibições cinematográficas.

Seu patrono, Yves Alves, foi um amante da história de Minas, e se tornou um especialista nas manifestações artísticas do barroco, além de ser reconhecido como um grande defensor do patrimônio histórico e cultural da cidade de Tiradentes.

Desde 2009, o Centro é administrado pelo Sistema FIEMG/ SESI - Serviço Social da Indústriadesde 2009. A programação é voltada tanto para os turistas, nacionais e internacionais, que visitam a cidade, para a comunidade local, para os trabalhadores das indústrias e seus familiares, que desfrutam das atividades ofertadas.

 A gerente da unidade, Glaucia Vitor, explica que o Centro Cultural é um parceiro de todos os festivais de cunho cultural que acontecem em Tiradentes. “A primeira edição da Mostra de Cinema de Tiradentes aconteceu juntamente com a inauguração do CCSYA, desde então o local se tornou uma referência em qualidade de atendimento e produção, além de movimentar a economia local”. Ela afirma ainda que, ao longo deste ano, estão sendo programados eventos comemorativos para celebrar as duas décadas de existência do Centro Cultural.

 

 

 

Galeria