Notícias

FIEMG Regional ZM promove curso sobre “eSocial” em Barbacena

Foram abordadas as responsabilidades a respeito desta ferramenta de controle trabalhista

A FIEMG Regional Zona da Mata, através de seu Centro de Treinamentos, levou para Barbacena, no dia 13 de dezembro, um treinamento sobre o “eSocial”. O objetivo do curso, que aconteceu no SESI/SENAI de Barbacena, foi apresentar e orientar os participantes a respeito do Sistema eSocial, implantado pelo governo como ferramenta de controle do cumprimento das obrigações trabalhistas e previdenciárias. Foram estudados os pontos impactantes da Legislação informados no eSocial, visando preparar os profissionais para a correta operação da ferramenta. Foram ainda revisados procedimentos para a extinção de eventuais erros no cumprimento das obrigações e apresentadas as regras legais com o intuito de redução ou eliminação da geração de passivos trabalhistas e fiscais.

O curso contou com a participação de 25 pessoas, entre administradores, contabilistas, gerentes, supervisores e analistas de Recursos Humanos, auditores, engenheiros e técnicos de Segurança do Trabalho, advogados, estudantes e demais profissionais interessados no tema. O instrutor foi o advogado, especialista nas áreas Trabalhista e Previdenciária, Segurança e Saúde do Trabalho, Rodrigo Dolabela, profissional com vasta experiência no assunto e instrutor de palestras e treinamentos em todo o Brasil.

Entre os principais tópicos abordados estavam: visão geral e objetivos; regras e características técnicas; obrigações acessórias; eventos trabalhistas; vínculos e folha de pagamentos; fluxo de informações; acidentes; aposentadorias; atestados; movimentações; salário-maternidade; contratos de trabalho; PPP; eSocial X prestadores de serviços; reclamações trabalhistas; layout; expectativas e responsabilidades.

 

Graciele Vianna

Analista de Comunicação

FIEMG Regional Zona da Mata