Notícias

FIEMG Regional ZM promove palestra sobre “eSocial” em Ubá

Evento tratou da ferramenta e seus reflexos na Segurança e Saúde no Trabalho

O eSocial e seus reflexos na Segurança e Saúde no Trabalho foi o tema de uma palestra promovida pela FIEMG Regional Zona da Mata em Ubá. O evento contou com a parceria da unidade SESI Segurança e Saúde no Trabalho (SST), onde foi realizado, e teve como objetivo apresentar e orientar os participantes a respeito do Sistema eSocial, implantado pelo governo como ferramenta de controle do cumprimento das obrigações trabalhistas e previdenciárias. Foram estudados os pontos impactantes da Legislação informados no eSocial, visando preparar os profissionais para a correta operação do sistema. A ideia era possibilitar a interpretação de alternativas para este complexo tema, interagir e gerar aprendizado.

O curso contou com cerca de 60 participantes, entre administradores, contabilistas, gerentes, supervisores e analistas de Recursos Humanos, auditores, engenheiros e técnicos de Segurança do Trabalho, advogados, estudantes e demais profissionais interessados no assunto. O instrutor foi o advogado, especialista nas áreas Trabalhista e Previdenciária, Segurança e Saúde do Trabalho, Rodrigo Dolabela, profissional com vasta experiência no assunto e instrutor de palestras e treinamentos em todo o Brasil.

Fizeram parte dos principais tópicos abordados: ambientes de trabalho; monitoramento à saúde do trabalhador; comunicação de acidente do trabalho; fatores de risco; insalubridade; periculosidade; aposentadoria especial; interface com o FAP; interface com o PPP; além de dicas, exemplos e cases interessantes. De acordo com a gerente da unidade do SESI SST Ubá, Januária do Carmo Milane, a palestra foi enriquecedora e atendeu às expectativas. “O público adorou. Muita satisfação em trabalhar com pessoas íntegras e sábias”, ressaltou.

  

Graciele Vianna

Analista de Comunicação

FIEMG Regional Zona da Mata